Como funciona a aurora austral?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao pólo norte é chamado de aurora boreal e quando ocorre no pólo sul é chamado de aurora austral. A aurora ocorre devido a colisão dos ventos solares, que carregam partículas do espaço, com a alta atmosfera da Terra, ionizando o ar, o que provoca a aurora.

Esse fenômeno é mais comum nos meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro. Quando a aurora ocorre em regiões próximas ao pólo norte, chamamos de aurora boreal, e quando acontece no pólo sul, chamamos de aurora austral.

Originam-se a partir da interação dos ventos solares carregados de energia com a magnetosfera e o contato entre essas partículas provenientes do sol e a campo magnético produzem as luzes.

Quanto tempo dura
O tempo do espetáculo também é imprevisível. Depois que a Aurora Boreal aparece, ela pode ficar no céu de 5 a 10 minutos, ou por horas consecutivas. Algumas vezes, a atividade acaba completamente e, depois de cerca de 30 minutos a uma hora, retorna.

Muitas pessoas tem dúvidas, então é bom esclarecer que no Brasil não é possível contemplar o fenômeno, assim como em todos os países tropicais. Devido ao campo magnético terrestre, as auroras são vistas nas regiões polares. Como mencionamos, a Boreal no Norte e a Austral no Sul.

Já a aurora austral ocorre em países do Hemisfério Sul como Tasmânia, Nova Zelândia, Austrália e Madagascar. Elas podem ser vistas a olho nu.

Já o nome Aurora Austral foi criado pelo cartógrafo inglês James Cook, em uma referência direta ao fato de estar ao Sul do globo.

Qual a diferença entre Aurora Austral e Boreal? A principal diferença entre as duas Auroras é que uma acontece no hemisfério norte, enquanto a outra ocorre no hemisfério sul.

A aurora boreal é observada com mais frequência em fevereiro, março, abril, setembro e outubro. Além disso, ela acontece apenas nas áreas de elevada latitude, como o Polo Norte, em razão da força do campo magnético da Terra.

Normalmente o fenômeno é inofensivo e ocorre quando partículas carregadas do sol atingem a atmosfera da Terra, mas, como tudo que envolve a natureza, não temos muito controle sobre a violência desta 'chuva de sol'.