Qual o significado de isótopos?

Perguntado por: dsanches . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Os átomos isótopos são aqueles em que possuem o mesmo número atômico (prótons), porém suas massas são diferentes. Em geral, essa relação se dá entre elementos iguais, isto é, apresentam a mesma molécula principal.

O que são isótopos? Podemos, portanto, definir isótopos da seguinte forma: “Isótopos são átomos que apresentam o mesmo número atômico (Z), por pertencerem ao mesmo elemento químico, mas diferentes números de massa (A)”.

Os isótopos (isotopia) são átomos de um mesmo elemento químico os quais apresentam o mesmo número atômico (Z) e diferentes números de massa (A).

Na medicina, são amplamente utilizados na produção de imagens para diagnóstico; em processos industriais, como traçadores para permitir verificar o fluxo de fluidos quentes, corrosivos ou venenosos, e no controle ambiental, radionuclídeos naturais são utilizados como traçadores para verificar o transporte de materiais ...

Nesse processo, uma partícula de alta energia emitida por um núcleo galáctico ou ainda por uma estrela próxima, converte um próton em nêutron formando assim um isótopo do elemento com um número atômico a menos.

O isótopo com massa 1 é o mais comum e não é radioativo. Já o isótopo com número de massa 2 é radioativo e dá origem às bombas de hidrogênio, e o isótopo com massa 3, ocorre em quantidades menores e é também radioativo.

Na convenção da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) realizada em 1961, adotou-se como unidade padrão para massa atômica o equivalente a 1/12 da massa do isótopo 12 do elemento carbono.

Os isótopos de um mesmo elemento possuem abundâncias naturais diferentes, ou seja, são encontrados na natureza em quantidades distintas uns dos outros. O cálculo da massa de um elemento químico é feito utilizando-se a massa e a abundância natural de cada isótopo daquele elemento.

1o Passo: multiplicar o número de massa de cada isótopo pelo valor da sua abundância. 2o Passo: somar os valores encontrados nas multiplicações do número de massa e a abundância do isótopo.

Existem 339 isótopos naturais na Terra. E mais de 3100 são conhecidos.

* Isótonos: Átomos que possuem o mesmo número de nêutrons, mas diferentes números atômicos (Z) e de massa (A). Veja que o 1737Cl e o 2040Ca possuem 20 nêutrons, sendo, portanto, isótonos um do outro. Já o 1226Mg e o 1428Si possuem 14 nêutrons e são isótonos entre si.

O carbono é um elemento químico de número atômico (Z) igual a 6, o que significa que os átomos que o formam possuem seis prótons em seu núcleo. Sua massa molar é de 12,011 g/mol e na natureza são encontrados três isótopos do carbono, que são: o carbono-12, carbono-13 e carbono-14.

Elementos radioativos e que emitem ondas eletromagnéticas ou partículas são denominados de isótopos radioativos ou radioisótopos. Os radioisótopos são os isótopos radioativos, ou seja, átomos de um mesmo elemento químico, porém com números diferentes de nêutrons e massa e que emitem radioatividade.