O que vem depois do átomo?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Átomos: uma parte muito pequena da matéria. Os átomos são divididos em prótons, nêutrons e elétrons. A junção desses átomos forma a matéria em seus estados sólidos, líquidos e gasosos. Molécula: a molécula é uma junção de átomos.

Nas décadas de 1950 e 1960, os cientistas descobriram a existência de partículas ainda menores e indivisíveis, que foram batizadas de elementares (ou fundamentais), como os quarks, neutrinos e fótons. Elas são tão pequenas que não é possível nem mesmo identificar o seu real tamanho.

Partículas subatômicas Hoje, sabemos que os átomos são formados por partículas subatômicas como os prótons, nêutrons, elétrons, pósitrons, quarks, neutrinos e mésons. Nesse momento, nos interessam apenas as subpartículas fundamentais: os prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons são partículas eletricamente carregadas.

Confira agora um resumo completo sobre os quatro tipos de modelos atômicos:

  1. 1 – Dalton (1803) ...
  2. 2 – Thomson (1903) ...
  3. 3 – Rutherford (1911) ...
  4. 4 – Bohr – 1913.

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

A princípio, é impossível enxergar um átomo, e provavelmente nunca conseguiremos fazer isso — ao menos se estivermos falando do fenômeno óptico no qual a luz em determinados comprimentos de onda é refletida nos objetos e chega aos nossos olhos, causando uma sensação que chamamos de “cor”.

Os pensadores Leucipo (500 a.C.) e Demócrito (460 a.C.) formularam a ideia de haver um limite para a pequenez das partículas. Eles afirmavam que elas se tornariam tão pequenas que não poderiam ser divididas. Chamou-se a essa partícula última de átomo.

Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino.

Eles são, na verdade, formados por objetos ainda menores: têm núcleos compostos de prótons (partículas com carga positiva) e nêutrons (partículas sem carga), e ao redor desse núcleo flutuam elétrons (partículas com carga negativa).

Então, se tudo é feito de átomos, sabemos quantos átomos existem no universo? Para começar "pequeno", existem cerca de 7 octilhões, ou 7x10^27 (7 seguidos por 27 zeros), átomos em um corpo humano médio, de acordo com o The Guardian.

Prótons, nêutrons e elétrons são elementos constituintes de um átomo. No núcleo dos átomos, encontram-se os prótons e nêutrons. Ao redor do núcleo, estão os elétrons.

Elementos químicos, moléculas, substâncias e materiais orgânicos ou inorgânicos são formados por átomos.