Por que a energia eólica é considerada uma fonte de energia renovável?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A energia eólica é considerada limpa e renovável, uma vez que utiliza o vento, um recurso inesgotável da natureza. O funcionamento da energia eólica está atrelado a um conjunto de estruturas de engenharia, com destaque para os aerogeradores, compostos pelo rotor e pelo gerador.

As fontes de energia renováveis são aquelas que possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam, sendo a principal delas a energia solar proveniente da luz do sol, além das fontes eólica, biomassa, hídrica, maremotriz e geotérmica.

A energia produzida pelos ventos é renovável porque não se esgota, e é limpa, pois não produz resíduos nem emite gases do efeito estufa - responsáveis pela intensificação do aquecimento global.

O QUE É A ENERGIA EÓLICA
Por meio de um aerogerador, que transforma a energia cinética das correntes de ar em energia elétrica. O processo de extração é realizado principalmente graças ao rotor (que transforma a energia cinética em energia mecânica) e ao gerador (que transforma dita energia mecânica em elétrica).

carvão mineral

O carvão mineral é, de longe, a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo.

Energias renováveis no Brasil
Na matriz elétrica, a fonte hidráulica correspondia a 65,2%, seguida pela biomassa (9,1%), eólica (8,8%), gás natural (8,3%) e as demais.

Também chamada de energia dos ventos, a energia eólica é a energia cinética contida nas massas de ar, vento, que tem condições de ser aproveitada e utilizada na geração de energia elétrica, por meio da indução eletromagnética, e para trabalhos mecânicos como bombeamento de água e trituração de grãos.

Principais desvantagens ou desvantagens da energia eólica

  1. Falta de segurança na existência de vento. ...
  2. A velocidade não pode exceder um limite. ...
  3. É necessário construir linhas de alta tensão. ...
  4. Implica um impacto ambiental. ...
  5. Os parques eólicos ocupam grandes áreas. ...
  6. Dificuldade em planear a obtenção de energia.

A energia eólica é um tipo de energia renovável gerada da força dos ventos. A estrutura em que ocorre a conversão da energia cinética em eletricidade é chamada de aerogerador ou turbina eólica. Trata-se de uma energia consideravelmente mais barata do que as demais, e que não gera emissão de poluentes na atmosfera.

A começar pelo combate às mudanças climáticas: beneficiar da energia do vento significa reduzir a utilização de combustíveis fósseis, ou seja, poupar emissões de dióxido de carbono, poeiras finas e outras substâncias que alteram o clima e são responsáveis pelo efeito de estufa.

Poul la Cour

Quem inventou a energia eólica? A energia eólica foi inventada há 131 anos, em 1890, pelo dinamarquês Poul la Cour. Ele construiu geradores eólicos para produzir eletricidade, usada na produção de hidrogênio e oxigênio através de eletrólise, e guardando uma mistura dos dois gases para usar como combustível.

Dependendo do local em que são instalados os aerogeradores, a energia eólica produzida pode ser onshore ou offshore. A energia eólica onshore produz energia elétrica através dos ventos dos parques eólicos localizados em terra. Já a energia eólica offshore, é obtida através da força dos ventos produzidos em alto mar.

'Não é inofensiva'
Há impactos sobre a fauna, principalmente morcegos e aves, que controlam pragas. Eles se chocam contra as pás das hélices e morrem." Além disso, há os impactos sobre ecossistemas sensíveis, como áreas montanhosas e dunas litorâneas, que são importantes e precisam ser mais bem avaliados, diz Melo.