Como funciona a energia solar?

Perguntado por: mgoncalves . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 11 votos

A energia solar funciona da seguinte forma: os painéis solares captam a luz do sol e geram a energia que é “transportada” até o inversor solar, responsável por converter a energia elétrica gerada para as características da nossa rede elétrica. A geração de energia ocorre por meio do efeito fotovoltaico.

O painel solar capta a luz e a transforma em energia elétrica. O inversor fotovoltaico adapta a corrente elétrica da energia, para que ela possa ser utilizada. A energia chega ao quadro de luz e é distribuída na sua casa ou empresa. A energia alimenta as luzes e os equipamentos elétricos de todo o seu imóvel.

Um grande ponto negativo da energia solar, ao menos atualmente, é sua baixa capacidade de armazenamento. Não é possível guardar a energia para ser utilizada por longos períodos, o que pode ser um problema em grandes períodos de chuva, por exemplo.

Entre as principais desvantagens da energia solar está o alto custo dos equipamentos devido à falta de incentivos governamentais, principalmente em sistemas à bateria que, apesar de serem uma solução ao problema da intermitência da energia solar, ainda possuem baixa eficiência no armazenamento.

O preço de uma placa solar varia de R$ 500 a R$ 1.000, dependendo da tecnologia e potência do equipamento. O preço de um painel de energia solar varia de acordo com a cotação do dólar, material de fabricação e sua eficiência.

Hoje existem três tipos principais de sistemas de energia solar: o sistema solar fotovoltaico, o sistema solar térmico e o sistema solar heliotérmico (também chamado de termossolar).

A energia solar fotovoltaica não funciona à noite, porém existem duas soluções para isso: utilizar um banco de baterias que armazena a energia para ser usada quando não há geração ou ter o sistema conectado à rede distribuidora, que fornece energia à noite.

Quando o assunto é energia solar, talvez você se pergunte: “mas essa energia é eficiente em dias nublados e de chuva?”. A resposta é: sim, os painéis solares funcionam tanto em dias ensolarados como em dias cinzentos, uma vez que esta tecnologia opera com a incidência dos raios ultravioleta, e não do calor do sol.

Basicamente, a energia solar não é largamente explorada no Brasil por seu alto custo de aquisição, ainda que a Aneel tenha estabelecido uma Norma Resolutiva 482/2012 em 2013, muitos dos cidadãos não geram a própria energia por não enxergarem a prática como um investimento viável.

O motivo, segundo Lima, é o elevado preço da sua produção. “A energia solar ainda é uma forma economicamente inviável de se fazer energia em grande escala, pois o seu alto custo a torna impossível para as indústrias”, afirma Lima.

A energia solar possui diversas vantagens: ambientalmente por ser uma fonte de energia renovável, não poluir, além de ter vida útil de aproximadamente 25 anos. Economicamente por reduzir a conta de luz em 90%, trazendo o retorno do investimento em 5 anos e possuir necessidade mínima de manutenção.

A dívida ruim “custa caro e não se paga”, deteriora a condição econômica do tomador, ao invés de melhorá-la. São exemplos típicos de dívidas ruins: Limite do cartão de crédito – cujo custo (juros) pode chegar a 300% ao ano.

1. China: em um distante primeiro lugar está a China, com cerca de 254 Gigawatts (GW) de capacidade solar fotovoltaica instalada. 2. EUA: em segundo lugar vem os Estados Unidos, que ultrapassou o Japão e registrou a marca de 73,8 GW instalados.

Geladeira. Serão necessárias entre 1 e 4 placas solares para suprir apenas o consumo de energia de uma geladeira. A quantidade varia de acordo com o modelo da geladeira, seu consumo médio e a região.