Como funciona uma usina nuclear?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 13 votos

A usina nuclear funciona como uma termelétrica, ou seja, funciona a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor. Em geral, os combustíveis (carvão, gás natural, diesel ou óleo combustível, por exemplo) aquecem a água em uma caldeira até gerar vapor de alta pressão e temperatura.

Sua principal utilização é a produção de energia elétrica, através de usinas termonucleares. Essas usinas funcionam a partir da fissão (separação) nuclear, controlada dentro dos reatores. A fissão gera calor que aquece a água e a transforma em vapor.

A energia nuclear é a energia liberada pelo núcleo de átomos que sofrem a ação de desintegração de suas partículas. O Urânio é comercialmente um dos principais elementos de onde podemos obter esta energia.

urânio

Ciclo do combustível nuclear é o nome que se dá ao conjunto de processos industriais que transformam o minério urânio no combustível que gera energia nos reatores nucleares.

Altos custos de construção e de operação das usinas; Pode ser utilizada para construção de armas nucleares (ex. bomba atômica); Alto risco de acidentes com liberação de radioativos tóxicos (podem causar câncer);

Portanto, o principal perigo da energia nuclear é a ocorrência de acidentes nucleares, que têm o potencial de resultar nos graves danos citados. São exemplos de acidentes em larga escala que aconteceram em usinas nucleares o da Usina de Chernobyl (Ucrânia), em 1986, e o da Usina de Fukushima (Japão), no ano de 2011.

A Agência Brasil ouviu especialistas favoráveis e contrários ao uso desta matriz energética no país. As duas usinas nucleares brasileiras (Angra 1 e 2) respondem por cerca de 2% da geração de energia elétrica produzida no país.

A principal razão da construção de novas usinas nucleares é a previsão de crescimento econômico brasileiro. Em suma, essas instalações poderão aumentar a matriz energética do país, além de oferecer novas oportunidades de emprego e renda.

Essa fonte de energia ainda não é expressiva no Brasil porque o país possui muitos recursos energéticos que ainda não foram aproveitados. Mas o Brasil objetiva, principalmente, dominar a tecnologia da geração de energia nuclear, em vista também da sua importância para a segurança nacional e para o futuro do país.

Otto Hahn e Lise Meitner, descobridores da fissão nuclear. Principal reação envolvida na geração de energia nuclear, a fissão nuclear propriamente dita foi descoberta entre os anos de 1938 e 1939 pelos físicos alemães Otto Hahn, Lise Meitner e Fritz Strassman.