Como funciona a energia eólica?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 7 votos

O vento gira as pás, que giram um eixo, que se liga a um gerador, produzindo eletricidade. O gerador são basicamente dois ímãs que, ao girar um sobre outro, produzem carga elétrica.

O QUE É A ENERGIA EÓLICA
Como? Por meio de um aerogerador, que transforma a energia cinética das correntes de ar em energia elétrica. O processo de extração é realizado principalmente graças ao rotor (que transforma a energia cinética em energia mecânica) e ao gerador (que transforma dita energia mecânica em elétrica).

Uma torre de energia eólica funciona transformando a energia cinética dos ventos em força mecânica e, depois, em energia elétrica. O funcionamento de um aerogerador (gerador eólico) começa pelas suas hélices (ou pás), que giram ao contato com a força dos ventos, mas sempre de forma controlada.

A energia eólica é excelente em áreas remotas, onde quer que estejam. Como muitas outras fontes renováveis, o vento tem a vantagem de poder ser explorado mesmo onde não está presente uma conexão com a rede elétrica através de soluções de micro-gri.

Dependendo do local em que são instalados os aerogeradores, a energia eólica produzida pode ser onshore ou offshore. A energia eólica onshore produz energia elétrica através dos ventos dos parques eólicos localizados em terra. Já a energia eólica offshore, é obtida através da força dos ventos produzidos em alto mar.

Surgimento da Energia Eólica
De ante mão a história da energia eólica começa quando civilizações utilizavam a força do ventos, por meio de cata-ventos, para moer grãos, bombear água e transportar mercadorias em barcos a vela.

A norma IEC 61400-1 recomenda que o projeto de um aerogerador tenha vida útil mínima de 20 anos.

A potência de geração elétrica de uma torre de energia eólica pode variar de forma diretamente proporcional à sua altura. De 50 a 200 metros, essas torres atingem na média, potências de 100 kW a 3 MW, respectivamente.

X-28X, possivelmente a maior turbina eólica do mundo. Trata-se de um equipamento com proporções impressionantes: pás de 140 metros que cobrem uma área de 66 mil metros quadrados, além do limite de 18 MW e com um diâmetro de rotor de 280 metros. O equipamento está sendo fabricado pela MingYang Smart Energy.

120 metros

A torre, medindo entre 30 e 120 metros de altura, eleva a nave ao céu, dentro da qual estão localizados os diversos mecanismos que permitem converter o vento em eletricidade. Quanto maior for a sua distância do solo, maior será a velocidade do vento, razão pela qual essa altura é necessária para as hélices eólicas.

'Não é inofensiva'
Há impactos sobre a fauna, principalmente morcegos e aves, que controlam pragas. Eles se chocam contra as pás das hélices e morrem." Além disso, há os impactos sobre ecossistemas sensíveis, como áreas montanhosas e dunas litorâneas, que são importantes e precisam ser mais bem avaliados, diz Melo.

Atualmente, existem mais de 800 parques eólicos em funcionamento no Brasil. Os grandes investimentos ocorreram devido à possibilidade de gerar bastante energia com investimentos acessíveis. Sendo assim, para instalar uma única torre eólica, o custo está entre 4 a 5 milhões de reais.

Poul la Cour

Quem inventou a energia eólica? A energia eólica foi inventada há 131 anos, em 1890, pelo dinamarquês Poul la Cour. Ele construiu geradores eólicos para produzir eletricidade, usada na produção de hidrogênio e oxigênio através de eletrólise, e guardando uma mistura dos dois gases para usar como combustível.

Entretanto, segundo Sharma & Patel (2015), na prática, as turbinas eólicas modernas apresentam um rendimento em torno de 40%. Como dito anteriormente, uma turbina eólica capta uma parte da energia cinética do vento que atravessa a área varrida pelas pás do rotor e a transforma em energia mecânica de rotação.