O que é energia eólica?

Perguntado por: nduarte . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros.

Também chamada de energia dos ventos, a energia eólica é a energia cinética contida nas massas de ar, vento, que tem condições de ser aproveitada e utilizada na geração de energia elétrica, por meio da indução eletromagnética, e para trabalhos mecânicos como bombeamento de água e trituração de grãos.

Os seres humanos usam este fluxo de vento, ou energia de movimento, para muitos propósitos: barcos a vela, empinar uma pipa, e até mesmo a geração de eletricidade. O termo energia eólica descreve o processo pelo qual o vento é usado para gerar energia mecânica ou elétrica.

Hoje, a energia eólica pode ser direcionada para prover algumas ou muitas tarefas úteis tais como: bombeamento de água, geração de eletricidade, aquecimento, etc. Vamos examinar algumas dessas tarefas mais detalhadamente . Bombear água é um uso primário de energia eólica.

A energia eólica é aquela obtida a partir da força do vento.
Por meio de um aerogerador, que transforma a energia cinética das correntes de ar em energia elétrica.

O funcionamento de uma usina eólica está condicionado à constância dos ventos. Sendo assim, tem como principal vantagem a produção de uma energia barata e limpa, porém apresenta uma grande dependência das condições da natureza para o seu funcionamento.

Energia eólica: vantagens e desvantagens

  • Trata-se de uma fonte de não poluente e renovável;
  • Otimiza o uso produtivo da terra;
  • Colabora para a independência dos combustíveis fósseis;
  • Reduz a emissão de gases associados ao aquecimento global;
  • Gera um alto impacto na economia brasileira e mundial.

Uma das principais vantagens da energia eólica é o fato de ela ser gerada de uma fonte renovável, que é o vento. Além disso, é uma energia considerada limpa por não emitir poluentes diretamente na atmosfera no seu processo de produção.

Assim o aproveitamento dos ventos para geração de energia apresenta, como toda tecnologia energética, impactos ambientais desfavoráveis como, por exemplo: impacto visual, poluição sonora, interferência eletromagnética, mudanças no clima, aumento do efeito estufa, danos à fauna.

Além de ser importante no processo de diversificação da produção de eletricidade e diminuição da dependência de energia no Brasil, a expansão das fontes eólicas é necessária também por gerar menores impactos ambientais, como aqueles proporcionados na ativação de termoelétricas.

Surgimento da Energia Eólica
A energia eólica é conhecida pelo homem há mais de 3.000 anos. De ante mão a história da energia eólica começa quando civilizações utilizavam a força do ventos, por meio de cata-ventos, para moer grãos, bombear água e transportar mercadorias em barcos a vela.

Para produzir energia eólica é preciso que a densidade da massa de ar na região seja igual ou superior a 500 watts por metro quadrado, com altura de 50 metros e velocidade do vento de 7 ou 8 metros por segundo.

O Brasil tem, atualmente, capacidade de produzir 22.000 MW de energia eólica e somente a região Nordeste é responsável por 20.000 MW, ou seja, mais de 90% da produção nacional. São 828 parques eólicos em operação no país, sendo 725 parques no Nordeste.