O que é radioatividade?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 16 votos

A radioatividade, também chamada de radiatividade é um fenômeno que pode ser natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir ...

A radioatividade é um fenômeno em que substâncias ou elementos químicos emitem radiação. Esse processo, que pode ocorrer de forma natural ou artificial, tem a capacidade de atravessar corpos opacos a luz, de produzir fluorescência, de ionizar gases e de impressionar placas fotográficas.

Radioatividade é um processo natural e espontâneo em que átomos instáveis emitem radiação por meio de decaimento, a fim de diminuírem sua energia e tornarem-se mais estáveis. A radioatividade é a capacidade de alguns elementos de emitir energia na forma de partículas ou radiação eletromagnética.

A radioatividade é usada na geração de energia elétrica, em sistemas de esterilização de alimentos e utensílios médicos e em análises químicas. Elementos com núcleos atômicos instáveis estão sujeitos ao decaimento radioativo. Elementos com número atômico superior a 84 são radioativos.

A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial que ocorre no núcleo atômico devido a um processo de instabilidade. Ela foi descoberta no século XIX, pelo casal de químicos Pierre e Marie Curie. Igor explica que um núcleo instável pode emitir radiações até a sua estabilização.

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.

No Brasil, vários são os campos que tiram proveito dos radioisótopos, que são controlados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

  • Medicina. Na área médica, os radioisótopos são usados principalmente para obter diagnósticos. ...
  • Meio ambiente. ...
  • Indústria e agricultura. ...
  • Alimentos. ...
  • Da Redação/WS.

Ao emitir uma partícula beta, o átomo aumenta em uma unidade de número atômico. Boa parte dos elementos da Tabela Periódica possuem isótopos radioativos, e após o urânio (Z = 92), todos os elementos (e seus isótopos) são radioativos.

Os principais exemplos, são: as ondas de rádio, as ondas emitidas pelos celulares e radares, transmissão de TVs, redes Wi-Fi etc.

oganessônio

Um dos elementos mais instáveis tem o número atômico 118, elemento não natural que recentemente recebeu o nome de oganessônio (Og).