O que é energia nuclear?

Perguntado por: osalgado . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Energia nuclear ou energia atômica é a energia liberada em uma reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos.

A energia nuclear é a energia liberada pelo núcleo de átomos que sofrem a ação de desintegração de suas partículas. O Urânio é comercialmente um dos principais elementos de onde podemos obter esta energia.

Energia nuclear é toda a energia associada a mudanças da constituição do núcleo de um átomo, por exemplo, quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio 235, dividindo-o, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor.

Produção de eletricidade
O calor gerado produz vapor de água dentro do reator que, por sua vez, movimenta as turbinas gerando energia elétrica limpa e renovável. O elemento comumente utilizado nas usinas termonucleares é o urânio. No Brasil, a energia nuclear é responsável por 3% da matriz energética.

Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se divide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual dois ou mais núcleos se unem para produzir um novo elemento.

Portanto, o principal perigo da energia nuclear é a ocorrência de acidentes nucleares, que têm o potencial de resultar nos graves danos citados. São exemplos de acidentes em larga escala que aconteceram em usinas nucleares o da Usina de Chernobyl (Ucrânia), em 1986, e o da Usina de Fukushima (Japão), no ano de 2011.

Alterações na produção do sangue; Diminuição da resistência imunológica; Surgimento de diversas doenças, como o câncer, alterações gastrintestinais, problemas na medula óssea; Infertilidade e má-formação dos órgãos reprodutores e de fetos submetidos à alta radiação.

Quais são os tipos de energia nuclear? Existem dois tipos de reações nucleares que transformam massa em energia: Fissão nuclear: quando o núcleo do átomo se divide em duas ou mais partículas; Fusão nuclear: quando dois ou mais núcleos atômicos são unidos para produzir um novo elemento.

O Brasil possui apenas duas usinas nucleares ativas em seu território. Ambas estão localizadas em Angra dos Reis e são responsáveis por 3% da energia consumida no país. Angra 1 entrou em operação em 1985 e Angra em 2001. Existe projeto para uma terceira usina que já está com 62% das obras concluídas.

O funcionamento de uma usina termonuclear se dá pelo calor gerado pela fissão (que nada mais é do que a divisão) ou fusão de átomos de urânio, o que acontece dentro dos reatores. Esse calor é capaz de aquecer uma quantidade de água, que acaba evaporando para movimentar a turbina e ligar o gerador elétrico.