O que é conhecimento científico?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Conhecimento científico é a informação que analisa os fatos cientificamente comprovados. Sua base está na filosofia da ciência, em que todas as suposições, teorias e hipóteses passam por um processo de comprovação através de uma série de pesquisas e experimentos.

O conhecimento científico, entretanto, é gerado a partir de observações e experimentos, que passam por um procedimento metodológico rigoroso. Por exemplo: o senso comum é a inferência de que chá de boldo faz bem para o estômago. O conhecimento científico são os remédios desenvolvidos para tratar dor no estômago.

• CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
É o conhecimento racional, sistemático, requer exatidão e clareza, e é verificável na realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica.

Esses conhecimentos podem ser classificados em cinco principais vertentes: conhecimento científico, conhecimento teológico, conhecimento empírico, conhecimento filosófico e conhecimento tácito.

4 tipos de conhecimento: empírico, científico, filosófico e teológico - Diferença.

O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas.

A construção do conhecimento científico será formada a partir da reflexão sobre os limites das teorias e não estará baseada em experimentações que já estão consagradas. Eles conseguirão avaliar e diagnosticar novas situações e, assim, comprovarão as suas conclusões e provavelmente aprenderão com elas.

Avaliação do raciocínio e explicação de evidências: analisar e explicar como as evidências sustentam argumentos e afirmações, identificando informações falsas, falhas de raciocínio e diferenças de pontos de vistas.

Astronomia, química, geologia, biologia e física são as principais vertentes do campo, uma vez que todas elas embasam suas teorias e análises em fenômenos encontrados no universo.

Existem quatro tipos de conhecimento: empírico, científico, filosófico e religioso.

Os estudiosos do processo de conhecimento apontam para várias fontes, relacionadas de uma maneira ou de outra com as chamadas faculdades da alma ou do espírito humano, e compartilhadas algumas delas pelos animais, como veremos em seguida. Estes são: os órgãos dos sentidos, memória, a imaginação, a razão e a intuição.

As etapas do método científico envolvem:

  • observação;
  • questionamento;
  • construção de hipóteses;
  • experimentação;
  • análise das hipóteses;
  • conclusão.

Conhecimento significa a familiaridade e consciência de uma pessoa, lugar, eventos, idéias, questões, maneiras de fazer as coisas ou qualquer outra coisa, que é reunida através da aprendizagem, percepção ou descoberta.

É resultado da interação com o meio em que vive. Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito.

Com o avanço científico e tecnológico é possível encontrar o método científico e o senso comum. O senso comum é conhecido como conhecimento popular, enquanto o conhecimento científico é tratado como ciência. Ou seja, o conhecimento do senso comum é construído em situações e repetições do cotidiano.