O que é o efeito estufa?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 6 votos

O efeito estufa ou efeito de estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa.

O que é efeito estufa? Efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra. Sem a presença desse fenômeno, a temperatura na Terra seria muito baixa, em torno de -18ºC, o que impossibilitaria o desenvolvimento de seres vivos.

O efeito estufa é um fenômeno natural acentuado pela ação humana. Os gases relacionados ao efeito estufa estão entre os principais responsáveis pelas mudanças climáticas. O efeito estufa é um fenômeno natural fundamental à vida, mas sua intensificação pela ação humana provoca consequências.

CO2 – Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos centena de anos, o dióxido de carbono é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, que destroem reservatórios naturais e sumidouros, que tem a ...

A inundação das cidades costeiras, a desertificação de áreas férteis, o derretimento de massas glaciais e a proliferação de furacões devastadores são apenas algumas de suas principais consequências.

Quais são os principais gases de efeito de estufa? O dióxido de carbono (CO2), o metano e o óxido nitroso são os principais GEEs. O CO2 perdura na atmosfera por até mil anos, o metano por cerca de uma década e o óxido nitroso por aproximadamente 120 anos.

As atitudes para evitar a emissão de gases do efeito estufa são: Produzir menos lixo e evitar produtos com muita embalagem e itens plásticos, uma vez que a decomposição em lixões e aterros sanitários produzem dióxido de carbono e metano.

O efeito estufa é um fenômeno natural que faz com que a temperatura da superfície da Terra seja favorável à existência de vida no planeta. Se ele não existisse, a temperatura média da superfície da Terra seria -18°C, ao invés dos 15°C que temos hoje, ou seja, 33°C menor.

O aumento das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera leva ao aquecimento global, resultando no aumento da temperatura média da Terra. Isso provoca o derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar e o desequilíbrio nos ecossistemas terrestres e aquáticos.

Ao permitir que o calor fique retido, os gases proporcionam o aquecimento da Terra. Esse fato é extremamente importante, pois permite que as formas de vida vivas hoje sobrevivam.