O que é eclipse?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 2 votos

Um eclipse é um evento astronômico que ocorre quando a posição de um objeto celeste em trânsito é coincidente ou atravessa, na posição aparente de outro, mais distante.

O eclipse solar é um fenômeno astronômico que ocorre de forma periódica. Ele é resultado do alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra. Nesse fenômeno, a Lua, por meio de sua sombra, impede a chegada da luz do Sol até a Terra. Os eclipses solares são classificados em total, parcial e anular.

Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro. Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, acontece um eclipse solar.

O eclipse solar ocorre quando a Lua está entre a Terra e o Sol. O eclipse lunar, ocorre quando a Terra está entre a Lua e o Sol, ou seja, no momento em que a Lua penetra na sombra da Terra. Os eclipses solares ocorrem na fase da lua nova, já os lunares ocorrem na fase da lua cheia.

O eclipse de hoje traz a pressão de alguns planetas importantes e um tanto severos, portanto, eles indicam finalizações. Mas sua energia estará concentrada no início de algo que pode não ser exatamente o que desejamos. Plutão, Urano e Saturno envolvidos em qualquer situação sempre trazem algumas dificuldades.

A duração de um eclipse total do Sol é muito pequena, nas circunstâncias mais favoráveis não é nunca superior a 7 minutos e 58 segundos em um lugar central. A duração de um eclipse parcial pode ultrapassar a 3 horas, em uma determinada região.

14 de outubro de 2023

Quando veremos um eclipse solar no Brasil? O próximo eclipse solar no Brasil é do tipo anular e será em 14 de outubro de 2023. Estados da região Norte e Nordeste poderão assistir a versão total, enquanto a versão parcial será vista em todo o país.

O olho humano possui naturalmente mecanismos de proteção contra as radiações eletromagnéticas. Porém olhar para o sol, sem se proteger, pode queimar as células da retina e provocar graves lesões, até mesmo a cegueira.

A frequência com que o eclipse lunar se dá varia de ano a ano, mas normalmente ocorre pelo menos duas vezes por ano, que é quando esses corpos celestes se encontram alinhados. A duração de um eclipse pode ser de alguns minutos até 3 ou 4 horas.

Na madrugada desta terça-feira (8 de novembro), acontecerá o segundo e último eclipse lunar total deste ano. Infelizmente, grande parte do Brasil não poderá observar o fenômeno, que será visível na totalidade apenas para observadores no Acre, perto da divisa com o Peru, a partir das 5h.

Conforme a Lua se desloca em torno da Terra durante o mês, ela apresenta quatro aspectos diferentes, que são as fases da Lua. De acordo com a luminosidade, a Lua pode ser classificada em: cheia, minguante, nova ou crescente. Esse fenômeno ocorre em razão do ângulo em que observamos a face da Lua iluminada pelo Sol.

O eclipse lunar ocorre quando a sombra da Terra, produzida pelo Sol, é projetada sobre a Lua, cobrindo-a. De forma similar ao eclipse solar, o eclipse lunar só pode ocorrer quando a órbita da lua coincide com a eclíptica.

O último eclipse solar de 2022 ocorreu nesta segunda-feira (25).

Segundo o astrólogo André Mantovanni, de maneira geral, os eclipses trazem mudanças – e não é o melhor momento para se fazer escolhas importantes na vida ou ser impulsivo. Em todo o mundo, as pessoas estão cada vez mais atentas aos fenômenos astronômicos, como os eclipses e seus significados astrológicos.

Poderes

  • Geração fotocinética.
  • Invisibilidade.
  • Bioluminescência.