Quais são as principais características da energia eólica?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

É uma energia limpa, pois não emite poluentes na atmosfera no processo de geração de energia. Sua fonte é um recurso inesgotável e, por isso, é uma energia renovável. Proporciona a redução da dependência dos combustíveis fósseis. Permite a diminuição da emissão dos gases do efeito estufa.

Principais desvantagens ou desvantagens da energia eólica

  1. Falta de segurança na existência de vento. ...
  2. A velocidade não pode exceder um limite. ...
  3. É necessário construir linhas de alta tensão. ...
  4. Implica um impacto ambiental. ...
  5. Os parques eólicos ocupam grandes áreas. ...
  6. Dificuldade em planear a obtenção de energia.

Dependendo do local em que são instalados os aerogeradores, a energia eólica produzida pode ser onshore ou offshore. A energia eólica onshore produz energia elétrica através dos ventos dos parques eólicos localizados em terra. Já a energia eólica offshore, é obtida através da força dos ventos produzidos em alto mar.

Também chamada de energia dos ventos, a energia eólica é a energia cinética contida nas massas de ar, vento, que tem condições de ser aproveitada e utilizada na geração de energia elétrica, por meio da indução eletromagnética, e para trabalhos mecânicos como bombeamento de água e trituração de grãos.

  • Diversificação da matriz energética. A principal vantagem apontada pela especialista na produção de energia eólica está na diversificação da matriz energética. ...
  • Inesgotável. A fonte da energia eólica — os ventos — é uma fonte é um recurso inesgotável e, portanto, é uma energia renovável. ...
  • Impacto ambiental. ...
  • Poluição sonora.

Vantagens da energia eólica
Reduz a dependência dos combustíveis fósseis; Diminui a emissão dos gases responsáveis pelo aquecimento global; Possibilita o uso produtivo da terra; Produz um alto impacto na economia brasileira.

'Não é inofensiva'
Há impactos sobre a fauna, principalmente morcegos e aves, que controlam pragas. Eles se chocam contra as pás das hélices e morrem." Além disso, há os impactos sobre ecossistemas sensíveis, como áreas montanhosas e dunas litorâneas, que são importantes e precisam ser mais bem avaliados, diz Melo.

O líder do ranking é a China, com 310,6 gigawatts de potência instalada. O documento registra ainda que, hoje, a energia eólica é a segunda maior fonte de geração de energia do Brasil, atrás apenas da hidráulica.

No funcionamento de um aerogerador as pás giram com a força do vento, fazendo girar o rotor que por sua vez transmite a rotação multiplicada pela caixa multiplicadora ao gerador, o gerador converte normalmente em conjunto com um conversor de potência, a energia mecânica recebida em energia elétrica.

A energia eólica é obtida através do aproveitamento do vento, que é o movimento das massas de ar. Para transformar a energia dos ventos em energia elétrica são usados aerogeradores, que possuem imensas hélices que se movimentam de acordo com a quantidade de vento no local.