Tem carbono no corpo humano?

Perguntado por: amoura5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Toda a vida que conhecemos incorpora água e é baseada em estruturas de carbono. Como os átomos de carbono pesam 12 vezes mais que os átomos de hidrogênio, o carbono ocupa o segundo lugar em peso, atrás do oxigênio. A coisa fica assim: temos 65% de oxigênio, 18% de carbono e 10,2% de hidrogênio.

Ele é encontrado na atmosfera, na terra, no mar e nos seres vivos. Nos vegetais é encontrado em maior quantidade nas folhas, mas está presente também nas frutas e nos legumes. Nos animais o carbono está presente em todas as estruturas do corpo, pois participa da estrutura das células.

Você sabia que o carbono é um dos principais elementos que formam nosso corpo? O carbono é um dos elementos mais importantes para a estrutura dos seres vivos. Ele é responsável por 19% da composição corporal do ser humano, estando atrás apenas do oxigênio, que contribui com 61%.

Ao ingerir as plantas, os animais ingerem juntamente o carbono para seu organismo, sendo liberado através da respiração ou de sua decomposição.

O carbono é o quarto elemento mais abundante do Universo, está presente em toda espécie viva, e em quase toda matéria orgânica, além de minerais e combinações moleculares. Possui diversas combinações estruturais ou alótropos, com diferentes propriedades físico-químicas, tais como grafite, diamante, fulereno e grafeno.

A coisa fica assim: temos 65% de oxigênio, 18% de carbono e 10,2% de hidrogênio. Se adicionarmos uma pequena quantidade de nitrogênio (3,1%), uma pitada de cálcio para os ossos (1,6%), 1,2% de fósforo, 0,25% de potássio e enxofre e percentuais menores de sódio, magnésio e cloro, já atingimos 99,95%.

A fotossíntese, a respiração e a decomposição são importantes processos que fazem parte do ciclo do carbono. A queima de combustíveis fósseis promove um aumento significativo na quantidade de gás carbônico na atmosfera.

O corpo humano é formado por estruturas simples como as células, até as mais complexas como os órgãos. O nível de organização do corpo humano é a seguinte: células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. Cada uma dessas estruturas consiste em um nível hierárquico até a formação de todo o organismo.

Nosso corpo é constituído por várias células, as quais se organizam em tecidos, que formam órgãos. Os órgãos, por sua vez, estão interligados, formando sistemas. O conjunto de sistemas forma um organismo, ou seja, no caso da espécie humana, o conjunto de sistemas forma o corpo humano.

Os quatro principais elementos encontrados no corpo humano
De todos os elementos encontrados no corpo humano, quatro deles formam o maior percentual do nosso peso corporal (96,2%). Os quatro elementos são oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio.

O carbono é um elemento essencial para os seres vivos, uma vez que faz parte da estrutura das moléculas orgânicas. O gás carbônico é utilizado para alguns organismos realizarem a fotossíntese. O gás carbônico é um gás do efeito estufa.

O Carbono produz uma das substâncias mais frágeis e baratas que conhecemos (o grafite), bem como uma das mais rígidas e caras do Mundo (o diamante). O grafeno é formado apenas por carbono e o cristal mais fino isolado pelo homem que possui inúmeras aplicações.

Os compostos inorgânicos são substâncias que não possuem carbono coordenados em cadeias. Ou seja, são aqueles que têm origem principalmente no reino mineral.