Quais os principais átomos do corpo humano?

Perguntado por: zsantos . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 19 votos

No corpo humano, os átomos mais abundantes, que constituem a maioria das moléculas biológicas (proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucleicos), são o carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o hidrogênio e o fósforo.

oxigênio

O oxigênio ocupa, em disparada, o primeiro lugar entre os elementos químicos que compõem o organismo humano.

Isso aumenta o número de blocos de construção para mais de quatro partículas, mas considerando que o número de átomos em um corpo de 70 kgs é de 7 mil quatrilhões (ou seja, um 7 seguido de 27 zeros), é até razoavelmente simples estabelecer que 99,95% do seu peso corporal é composto de apenas sete elementos.

Os adornos são elementos que se agregam permanentemente ao corpo, como tatuagens e escarificações voluntárias; que são adicionados ao corpo, mas não modificam sua estrutura e podem ser facilmente removíveis, como colares, pingentes, braçadeiras, tornozeleiras, pulseiras; e que transformam o corpo, mas podem ser ...

Estima-se que 96% do nosso organismo se compõe por 4 elementos em particular: oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio, principalmente em forma de água.

O hidrogênio é o elemento químico mais comum do universo, sendo cerca de 90% dos átomos do cosmo.

Existem 92 tipos diferentes de átomos e mais 25 que já foram produzidos em laboratório.

Os elementos químicos compreendem um conjunto de átomos, compostos pela mesma quantidade de prótons em seu núcleo. Atualmente, são conhecidos 118 elementos, sendo 92 produzidos pela natureza e 26 produzidos artificialmente. Todos eles estão representados na tabela periódica.

Os principais grupos de compostos que formam os seres vivos são os seguintes: proteínas (e as enzimas), carboidratos, lipídeos e vitaminas.

É a unidade indivisível da matéria
O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.