Qual a diferença entre íons e átomos neutros?

Perguntado por: ucrespo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Geralmente os átomos possuem o mesmo número de prótons e elétrons; Átomos que ganham ou perdem elétrons são chamados de íons; Na maioria dos casos, o íon é formado a partir da perda ou ganho de elétrons em um átomo, há casos em que o número de prótons é modificado, mas isso é extremamente raro.

Os íons são espécies químicas eletricamente carregadas resultantes de átomos que perderam ou receberam elétrons. Os átomos são eletricamente neutros por possuírem iguais quantidades de partículas carregadas positivamente (prótons) e negativamente (elétrons).

Átomo neutro: número de prótons e elétrons em igual quantidade. Átomo positivo – mais prótons do que elétrons, o que significa que ele perdeu cargas negativas. Tal íon é chamado de CÁTION. Átomo negativo– mais elétrons do que prótons, ou seja, ele ganhou elétrons.

Quando se ligam por meio de uma ligação química covalente, os átomos dão origem às moléculas. Por isso, compostos covalentes e moléculas são sinônimos. Já os íons são formados quando átomos (ou até mesmo moléculas) perdem ou ganham elétrons.

Os átomos podem ser eletricamente neutros (número de prótons igual ao número de elétrons). Os átomos podem ser eletricamente carregados (número de prótons diferente do número de elétrons).

O átomo neutro é aquele em que o número de prótons e de elétrons são iguais. Os prótons são cargas positivas e os elétrons negativas. Quando um átomo possui a mesma quantidade dos dois, ele fica neutro.

Nêutrons são partículas eletricamente neutras que estão localizadas no núcleo atômico. Representação artística de um átomo: os nêutrons são partículas localizadas no núcleo. Os nêutrons são partículas subatômicas localizadas no núcleo, junto com os prótons.

O íon é definido como um átomo eletrizado que ganhou ou perdeu elétrons; assim, o cátion e o ânion são considerados íons, nos quais os cátions, normalmente formados por metais alcalinos (família IA) e metais alcalinos terrosos (família IIA) da tabela periódica, apresentam carga positiva, na medida em que perdem um ou ...

Classificação dos íons
A principal classificação se dá entre esses dois tipos: ânions e cátions. Quando temos um íon negativo, com aquele sinalzinho no fim da fórmula, estamos falando de um ânion. Por exemplo: Cl, O e S.

Um átomo neutro é aquele em que o número de. prótons é igual ao número de elétrons, o que o torna. eletricamente neutro. Nestes casos, os átomos neutros não têm carga.

Íons podem ser identificados com os sinais +, -, 2-, 2+... ao lado do átomo, que vão representar o número de elétrons que o átomo teria a mais ou a menos.

Os íons são espécies químicas carregadas eletricamente, sendo formados quando um átomo ou um grupo de átomos perde ou ganha elétrons na sua eletrosfera. Se o átomo ganhar elétrons, ele torna-se um ânion, ficando com carga negativa.

Quando átomos, moléculas ou íons se aproximam, há duas possibilidades: reação ou interação. Um processo de reação envolve quebra e formação de ligações químicas, o que requer muito mais energia. Na interação, as moléculas se atraem e se repelem, mas sem ocorrência de formação ou ruptura de novas ligações químicas.

A carga elétrica do íon corresponde à diferença entre o número de prótons (cargas positivas) e elétrons (cargas negativas). Por exemplo, se um cátion apresenta a carga 1+, quer dizer que ele perdeu um elétron. Sabemos disso porque ele ficou com um próton a mais, isto é, com uma carga positiva a mais.

Essa convenção de sinais também nos permite dizer se um determinado corpo está eletrizado positivamente, negativamente ou então está neutro. De forma geral, dizemos que um corpo está eletricamente neutro quando seu número de prótons é igual ao número de elétrons.