O que é e para que serve a energia?

Perguntado por: ncorte . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Energia na Física é um conceito extremamente importante e representa a capacidade de produzir trabalho. Também é usado em outras áreas científicas, como a biologia e a química. Os seres vivos dependem da energia para sobreviverem e a obtêm através da alimentação (energia química).

Apesar de ser usada em vários contextos diferentes, o uso científico da palavra energia tem um significado bem definido e preciso: Potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação. Qualquer coisa que esteja trabalhando, movendo outro objeto ou aquecendo-o, por exemplo, está gastando (transferindo) energia.

Energia é uma grandeza física que se conserva, isto é, a quantidade total de energia nunca muda. Em termos diferentes, entende-se que energia é a capacidade de realizar trabalho. Existem diversas formas de energia intercambiáveis entre si, ou seja, que podem transformar-se umas nas outras.

Energia é uma grandeza física medida em joules que é obtida quando realizamos trabalho. A energia é uma quantidade que se conserva, isto é, não pode ser criada ou destruída.

A energia é que dá movimento às coisas, ao vento, às ondas do mar, às marés. A energia é que nos permite viver, respirar, sentir, amar. A energia é que permite a realização de tarefas, de plantar, de fabricar, de transportar. A energia é que permite que nós possamos sentir a vida, as sensações, as emoções.

As fontes de energia, também chamadas de fontes energéticas, são quaisquer recursos que podem gerar energia, alguns exemplos são: o petróleo, o carvão, a força das águas e dos ventos e a luz solar.

A energia é responsável pela produção de trabalho, que está ligado a noção de movimento. Pode se apresentar de diversas formas. Os mais importantes tipos de energia são: mecânica, térmica, elétrica, química, nuclear, solar, luminosa e sonora.

Principais tipos de produção de energia elétrica

  1. Energia hidrelétrica. As usinas hidrelétricas usam a força das águas para produzir eletricidade. ...
  2. Energia eólica. A energia eólica é gerada através da utilização de outro recurso renovável, que são os ventos. ...
  3. Energia solar. ...
  4. Energia nuclear. ...
  5. Combustíveis fósseis. ...
  6. Biomassa.

Existem na natureza cinco tipos de energia: mecânica, térmica, elétrica, química e radiante. Eles são responsáveis por produzir trabalho, realizar movimento, além de enviar luz para casas e prédios.

Energia é a capacidade de realizar trabalho ou gerar movimento. Ela existe em várias formas, desde a energia cinética do vento e das correntes de água até a energia potencial armazenada nos combustíveis fósseis e nos núcleos dos átomos.

A energia é uma grandeza física abstrata que se relaciona com a capacidade de produção de ação e/ou movimento, que pode ser expressa em muitas formas: cinética, química, potencial etc. Segundo o Princípio de Lavoisier, a energia não pode ser criada ou destruída, mas transformada através da aplicação de uma força.

A energia pode ser definida como a capacidade de produzir um efeito, que pode ser de forma transitória ou permanente. A energia transitória pode ser, por exemplo, o calor, trabalho, energia mecânica, etc. As formas permanentes são: energia interna, potencial, cinética, química e nuclear.

Essa energia é usada para manter nosso organismo em funcionamento, como coração, pulmões e os demais órgãos internos, e também para fornecer alguma capacidade de trabalho externo que é feito durante praticamente todo o dia.

Elas desempenham um papel crucial na sociedade moderna, uma vez que a eletricidade gerada a partir dessas fontes alimenta aparelhos eletrônicos, equipamentos de iluminação, refrigeração e aquecimento, além de impulsionar a produção industrial e possibilitar a locomoção dos meios de transporte.

Energia solar e a sua aplicação biológica
Do ponto de vista biológico, a energia solar é a principal fonte de energia dos seres vivos e é responsável pela origem da vida em nosso planeta.

fogo

O fogo foi a primeira forma de energia dominada pela humanidade. Com o fogo, o ser humano aprendeu a espantar animais selvagens, cozinhar alimentos e fazer ferramentas e utensílios para o uso em sua jornada pela Terra.