Porque o nome de aurora austral?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

A aurora boreal é um fenômeno que ocorre somente no Hemisfério Norte do globo, ou seja, em latitudes bastante elevadas no ponto boreal do planeta. Por sua vez, a aurora que ocorre na porção sul terrestre recebe o nome de aurora austral, sendo que o termo “austral” é um dos sinônimos para o ponto cardeal sul.

Aurora é um fenômeno ótico que produz um show de luzes coloridas, de brilho intenso e com diversos formatos nas regiões próximas aos pólos. Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao pólo norte é chamado de aurora boreal e quando ocorre no pólo sul é chamado de aurora austral.

O nome Aurora Boreal foi criado pelo cientista Galileu Galilei no ano de 1619. Trata-se de uma homenagem à Aurora, deusa romana do amanhecer, e Borias, seu filho, representante do vento norte. Um dos lugares preferidos para presenciar o fenômeno é na cidade de Thomsø, na Noruega.

Quando a aurora ocorre em regiões próximas ao pólo norte, chamamos de aurora boreal, e quando acontece no pólo sul, chamamos de aurora austral. As auroras podem aparecer em diversos formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares, mas sempre alinhados ao campo magnético terrestre.

Muitas pessoas tem dúvidas, então é bom esclarecer que no Brasil não é possível contemplar o fenômeno, assim como em todos os países tropicais. Devido ao campo magnético terrestre, as auroras são vistas nas regiões polares. Como mencionamos, a Boreal no Norte e a Austral no Sul.

Mesmo que as auroras possam ser vistas nos dois polos da Terra, as auroras boreais referem-se às que são avistadas no polo norte, enquanto as auroras austrais aparecem no sul, de acordo com informações do programa Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa, na sigla em inglês) da Nasa.

Já a aurora austral ocorre em países do Hemisfério Sul como Tasmânia, Nova Zelândia, Austrália e Madagascar. Elas podem ser vistas a olho nu.

A Bíblia também tem passagens sobre as Luzes do Norte
Os dragões alados da Suméria, Babilônia, Japão, Coreia, Grécia, Pérsia, Índia, Filipinas, Polônia, em suas diversas descrições, são uma maneira de demonstrar e ilustrar a beleza, o poder, o temor e a magnitude das Luzes do Norte.

Aurorinha

Popularidade do nome Aurora
É um nome muito bonito e popular, devido a sua simplicidade e significado positivo e forte. Normalmente, as pessoas batizadas com este nome recebem apelidos carinhosos, como Aura e Aurorinha.

Normalmente o fenômeno é inofensivo e ocorre quando partículas carregadas do sol atingem a atmosfera da Terra, mas, como tudo que envolve a natureza, não temos muito controle sobre a violência desta 'chuva de sol'.

Significado de Austral
adjetivo Que se localiza na região sul; meridional. Que tem sua origem no Sul; que provém do Sul: tempestades austrais. Característico ou particular do Hemisfério Sul: pólo austral. Natural ou próprio do pólo sul: costumes, hábitos austrais.

Quanto tempo dura
O tempo do espetáculo também é imprevisível. Depois que a Aurora Boreal aparece, ela pode ficar no céu de 5 a 10 minutos, ou por horas consecutivas. Algumas vezes, a atividade acaba completamente e, depois de cerca de 30 minutos a uma hora, retorna.

Enquanto a Aurora Boreal ocorre no hemisfério norte do planeta, acima da linha do equador, as Auroras Austrais acontecem no hemisfério sul, abaixo da linha do equador. A região propícia para ver a Aurora Austral é em torno dos 66 graus de latitude Sul. No continente Antártico.

Originam-se a partir da interação dos ventos solares carregados de energia com a magnetosfera e o contato entre essas partículas provenientes do sol e a campo magnético produzem as luzes.