Onde começou o aquecimento global?

Perguntado por: rribeiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Segundo o estudo, a partir de 1830, coincidindo com os primeiros passos da revolução industrial na Europa Ocidental, começou a ser notado um aumento das temperaturas, primeiro no Ártico e nas zonas tropicais dos oceanos, e posteriormente na Europa, Ásia e América do Norte.

Então, como acontece o aquecimento global? O aumento na concentração dos gases de efeito estufa provoca alteração nas trocas de calor, ficando a maior parte retida na atmosfera. Em consequência, ocorre o aumento da temperatura, o que causa o aquecimento global.

1859

Bem, agora, vamos tratar do efeito estufa e, como citamos no início, o aquecimento global é um reflexo desse fenômeno, descrito pela primeira vez em 1859, pelo cientista irlandês John Tyndall. O efeito estufa é, portanto, uma camada de gases acumulada sobre a superfície da Terra.

O aquecimento global ocorre quando gases poluentes se acumulam na atmosfera e absorvem a luz solar e a radiação solar que voltam à superfície da Terra. Alguns desses gases são o metano (CH₄), dióxido de carbono (CO₂) e óxido nitroso (N₂O).

As principais causas do aquecimento global são: Emissões industriais – Os gases lançados pelas indústrias são os maiores causadores do efeito estufa.

Segundo o estudo, a partir de 1830, coincidindo com os primeiros passos da revolução industrial na Europa Ocidental, começou a ser notado um aumento das temperaturas, primeiro no Ártico e nas zonas tropicais dos oceanos, e posteriormente na Europa, Ásia e América do Norte.

1896-Arrhenius publica primeiro cálculo do aquecimento global das emissões humanas de CO 2.

A urgência da ação climática no curto prazo e o aumento da ambição dos países para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e para a adaptação são fundamentais para reverter a trajetória do aquecimento global e dos impactos no longo prazo.

É provável que nosso mundo superaquecido ultrapasse um marco de temperatura importante pela primeira vez nos próximos anos, preveem os cientistas. Os pesquisadores acreditam que há 66% de chance de passarmos do limite de 1,5°C de aquecimento global entre hoje e 2027.

O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. O acúmulo de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo Sol e o prende na superfície terrestre, aumentando a temperatura média da Terra.

Os principais gases de efeito estufa são o dióxido de carbono (CO2), o metano e o óxido nitroso. O CO2 é o gás que tem maior contribuição para o aquecimento global, pois representa mais de 70% das emissões de GEE e o seu tempo de permanência é de no mínimo cem anos, resultando em impactos no clima ao longo de séculos.

China, Estados Unidos, Índia e União Europeia possuem os totais de emissões mais altos do mundo. No entanto, entre os 10 maiores emissores, EUA e Rússia são os que possuem as emissões per capita mais altas, com 17,6 toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) por pessoa e 13,3 tCO2e/pessoa respectivamente.

As principais consequências desse fenômeno são o derretimento das calotas polares, o aumento do nível dos oceanos, a diminuição dos recursos hídricos e diversas anomalias climáticas, como El Niño e furacões.

Quais são as principais causas do aquecimento global?

  • Uso de combustíveis fósseis. ...
  • Queimadas. ...
  • Desmatamento. ...
  • Agricultura e pecuária. ...
  • Excesso de consumo. ...
  • Má gestão dos resíduos. ...
  • Gases causadores do efeito estufa.

O efeito estufa é um fenômeno natural que faz com que a temperatura da superfície da Terra seja favorável à existência de vida no planeta. Se ele não existisse, a temperatura média da superfície da Terra seria -18°C, ao invés dos 15°C que temos hoje, ou seja, 33°C menor.

Para o docente, o fenômeno não passa de um mito. A Ciência diz que as temperaturas locais, medidas de forma individualizada, não têm relação alguma com o aquecimento global medido ao longo dos anos. As mudanças ocorridas com a chegada das estações do ano podem esconder a real transição climática do planeta.