Como o aquecimento global afeta o Brasil?

Perguntado por: ufigueiredo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Os impactos na agricultura nacional são as conseqüências mais alarmantes do aquecimento global. Em um cenário de aumento de temperatura de até 5 graus, a produção agrícola brasileira perderia mais da metade de sua área cultivável. Lavouras como o café desapareceriam do território nacional.

Alguns impactos desse desequilíbrio climático já podem ser notados no Brasil. A região Sudeste e parte do Nordeste sofrem com chuvas intensas, que deixam mortos e desabrigados. No Sul, secas históricas causam desabastecimento de água em centenas de municípios.

O Brasil, por ser um país com dimensões consideradas continentais, acaba, inevitavelmente, ficando mais exposto aos riscos provocados pelo aquecimento global. Além disso, uma considerável parte de seu território encontra-se próxima à Linha do Equador, zona da Terra que recebe os raios solares de forma mais intensa.

A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera.

As mudanças climáticas afetam a disponibilidade de água, tornando-a mais escassa em mais regiões. O aquecimento global agrava os períodos de seca em regiões onde a falta de água já é comum e leva a um risco maior de secas agrícolas, afetando plantações, e secas ecológicas, aumentando a vulnerabilidade dos ecossistemas.

No Brasil, o clima ficará mais quente (com aumento gradativo e variável da temperatura média em todas as regiões do país entre 1oC e 6oC até 2100) e o regime de chuvas também vai mudar: as precipitações diminuirão significativamente em grande parte das regiões central, Norte e Nordeste do país; e aumentarão nas regiões ...

A urgência da ação climática no curto prazo e o aumento da ambição dos países para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e para a adaptação são fundamentais para reverter a trajetória do aquecimento global e dos impactos no longo prazo.

A queima e o corte de florestas responde por 25% das emissões de gases que causam o chamado efeito estufa, que é o fenômeno causador do aquecimento global no planeta. E se a temperatura aumenta vem um monte de mudanças climáticas de carona, como enchentes, secas e furacões.

Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade. Ouça o texto abaixo!

Aumento do risco de alergias, asma, doenças pulmonares e câncer são algumas consequências do aquecimento global para a saúde. O aquecimento global é um processo que decorre da intensificação do efeito estufa da Terra, e tem como principais consequências as mudanças climáticas.

O inverno de 2023 deve terminar com eventos de calor acima do normal para a estação. Mas especialmente durante a primavera de 2023, eventos de calor extremo poderão ocorrer sobre o Sudeste e no Centro-Oeste, além do Pará e do Tocantins e até mesmo em parte do Sul do Brasil.

As principais consequências desse fenômeno são o derretimento das calotas polares, o aumento do nível dos oceanos, a diminuição dos recursos hídricos e diversas anomalias climáticas, como El Niño e furacões.

Quais são as causas do aquecimento global? A principal causa do aquecimento global é a intensificação do efeito estufa no mundo. O efeito estufa acontece por meio do excesso de dióxido de carbono e gás metano, óxido nitroso, hexafluoreto de enxofre, CFC (clorofluorcarboneto) e os PFCs (perfluorcarbonetos) na atmosfera.