Quais são os 5 elementos atmosféricos?

Perguntado por: lcustodio . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

São eles: a temperatura, a umidade do ar, a pressão atmosférica e a radiação solar.

Os elementos climáticos ou atmosféricos são aqueles que conferem ao clima a sua dinâmica. São eles: pressão atmosférica, temperatura, radiação solar e umidade.

Os elementos climáticos são os aspectos que caracterizam um determinado tipo de clima. Dentre os principais elementos do clima estão: temperatura, umidade, pressão e radiação. Os elementos climáticos são as características próprias do clima: temperatura, umidade, pressão atmosférica e radiação solar.

O que são elementos climáticos? Os elementos climáticos podem ser considerados como características que o clima apresenta. São eles temperatura, umidade e pressão atmosférica.

Os dez principais tipos de clima são: equatorial, tropical, subtropical, desértico, temperado, mediterrâneo, semi-árido, frio (ou subpolar), frio da montanha e polar.

Dentre os principais exemplos, podemos citar os ciclones (furacões, tufões, tornados, etc.), inversão térmica, efeito estufa, El Niña e La Niña, dentre outros.

Algumas das várias funções da atmosfera são proteger a Terra contra o impacto de meteoros e impedir que o calor emitido pelo Sol ao longo do dia retorne com rapidez ao espaço, evitando grandes amplitudes térmicas e auxiliando na manutenção da vida.

Os quatro elementos que interferem nas condições climáticas são: temperatura, umidade, radiação e pressão atmosférica.

Trata-se de elementos relacionados às dinâmicas da temperatura do ar e da pressão atmosférica, envolvendo o vento, a umidade do ar, a formação de nuvens, precipitações, entre outros. A temperatura é um fenômeno atmosférico que pode ser definido como a quantidade de calor existente no ar.

Os principais fatores são a latitude, a altitude, a maritimidade (a distância de uma localidade em relação ao mar), as correntes marítimas e as massas de ar, além daqueles relacionados às atividades humanas.

O clima tropical, por vezes chamado também de tropical típico, abrange quase todas as regiões do Brasil.

Esses dois conceitos têm significados diferentes na meteorologia. O tempo se refere às condições atmosféricas registradas em um período de tempo curto - a onda de frio que deve chegar ao Brasil é um exemplo disso. O clima, por outro lado, é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo.

É o estado momentâneo da atmosfera em um determinado lugar. Ele está sempre mudando: pode mudar rapidamente, de uma hora para a outra, ou de maneira lenta, pode demorar dias e até semanas. As mudanças nas condições atmosféricas dos lugares dependem, basicamente, do deslocamento das massas de ar.