Porque não podemos viver sem a gravidade?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Portanto, se deixasse de existir gravidade, todos os planetas e satélites deixariam de girar em volta do Sol. Podemos dizer também que não haveria nenhuma atração que pudesse manter tudo o que se encontra apoiado sobre a superfície da Terra (nós, os carros, a água dos oceanos, etc.), ou seja, tudo vagaria pelo espaço.

Por outro lado, se a força da gravidade fosse mais fraca, as galáxias, estrelas e planetas também não se formariam e o universo seria escuro e, com certeza, sem vida. Portanto, essa força presente em nosso cotidiano e em todas as partes do universo é responsável pela nossa própria existência.

A gravidade é ainda responsável por manter a Terra e os demais planetas e satélites em suas respectivas órbitas, pela formação das marés pela convecção natural, por aquecer o interior de estrelas e planetas em formação e por vários outros fenómenos na Terra e no universo.

Muito conhecida no nosso dia a dia, a força da gravidade consiste de uma força de atração sobre corpos, quando esses presentes em um campo gravitacional. É ela que faz os planetas girarem em torno do Sol, a sua caneca favorita cair da sua mão na direção da Terra e até manter os gases formando atmosferas dos planetas.

A gravidade afeta, por exemplo, a força dos nossos ossos e músculos. Afinal, o papel deles é justamente combater o peso do nosso corpo e nossa tendência natural à horizontalidade. Em gravidade zero os músculos já não precisam fazer tanta força pra se movimentar e tendem a atrofiar.

Não se pode simplesmente “desligar” a gravidade. Cintos antigravitacionais só existem no cinema ou nas histórias em quadrinhos. A Nasa e outras agências espaciais utilizam um artifício que permite simular a ausência de gravidade: a queda livre. Imagine-se dentro de um elevador, carregando alguns livros na mão.

A gravidade é responsável por manter a matéria coesa em grandes escalas, formando planetas, estrelas e galáxias. Normalmente, associamos a gravidade à presença de matéria. Foi assim que ela foi introduzida pelo físico inglês Isaac Newton (1647-1727) no século 17.

Se a Terra parasse de girar, possivelmente sofreríamos graves consequências, como mudanças climáticas e a movimentação das águas oceânicas em direção aos polos. Se a Terra parasse de girar em torno de seu eixo, teríamos dias e noites de 6 meses de duração. Ouça o texto abaixo!

A força gravitacional. O exemplo mais simples de forças, uma vez que faz parte do nosso cotidiano, é a força gravitacional. A queda dos objetos em direção à superfície terrestre é devida á força gravitacional. Outro exemplo é o movimento de translação da Terra.

Gravidade terrestre
A força da gravidade é capaz de acelerar os corpos em direção uns aos outros. Essa aceleração é chamada de gravidade.

Geologia para crianças
A gravidade é uma força da natureza, que representa a influência que a massa de um objeto tem nos objetos ao seu redor.

Elas são conhecidas como a lei das órbitas, a lei das áreas e a lei dos períodos.