Tem gravidade na Lua?

Perguntado por: iconceicao . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Cálculos semelhantes valem para qualquer planeta ou satélite. A Lua também tem aceleração gravitacional, mas como possui massa bem menor do que a da Terra, sua gravidade é de cerca de um sexto da de nosso planeta. O valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s² .

A gravidade é experimentada na Lua, mas como a Lua é muito menor e tem menos massa do que a Terra, a atração gravitacional na superfície é menor em comparação com a da superfície da Terra. A massa da lua é cerca de 1,2% da massa da Terra, o que torna a gravidade na lua 83,3% menor que a da Terra.

Cálculos semelhantes valem para qualquer planeta ou satélite. A Lua também tem aceleração gravitacional, mas como possui massa bem menor do que a da Terra, sua gravidade é de cerca de um sexto da de nosso planeta. O valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s² .

Já a força da gravidade experimentada na superfície lunar é de 1,62 m/s², seis vezes menor do que a gravidade terrestre. Da mesma forma como a Terra, a Lua é formada por um núcleo, um manto e uma crosta.

Então, um objeto ou pessoa na lua pesaria 16,5% seu peso na Terra.

Tudo isso fica mais fácil de assimilar se compreendermos que não existe gravidade zero em nenhum lugar do universo, pois, quando um agente gera algum campo — incluindo o gravitacional —, ele o gera em todo o cosmos. Nosso planeta, por exemplo, gera um campo gravitacional que se estende muito além de suas proximidades.

De acordo com os dados da NASA, a lua é coberta por um oceano com mais de 150 quilômetros de profundidade e ainda conta com uma crosta de gelo que tem entre 15 a 25 quilômetros de espessura. Isso significa dizer que a superfície dessa lua pode conter até duas vezes a quantidade de água de todos os oceanos da Terra.

Você sabe por que as coisas flutuam na Lua? Na lua não existe atmosfera. Isso ocorre porque a força da gravidade por lá é muito baixa, dificulta a retenção dos gases que costumam se formar em volta de um corpo celeste. Por isso, vemos nos filmes que os astrounautas parecem "voar".

Resposta: Existem dois fatores que impossibilitam o vento na lua. Primeiro, a lua completa uma rotação a cada 27 dias, fazendo com que o movimento dos gases seja nulo; segundo, a lua é pequena e não possui gravidade suficiente para reter gases em sua atmosfera, portanto sem gases não há ventos.

A massa de plutão é de cerca de 1,30 x 1022 kg, a sua gravidade é 0,65 m/s2, seu diâmetro é de aproximadamente 2300 km e possui período de translação de 248 anos.

Lugares com mais massa, como montanhas, têm forças gravitacionais mais fortes. Locais com menos massa no subsolo, como vales e fossas oceânicas profundas, têm forças gravitacionais mais fracas. A massa cria gravidade. Se você vê uma mudança na gravidade, você vê uma mudança na massa.

A força com que a Lua atrai os corpos próximos à sua superfície é aproximadamente seis vezes menor do que a força com que a Terra atrai os mesmos corpos quando eles estão aqui. Por isso, os astronautas sentiram-se mais leves na Lua.

Sim, no espaço, os objetos ainda apresentam peso.
O termo gravidade zero não significa a falta da ação da gravidade. Quando astronautas estão flutuando como se a força da gravidade não existisse, eles ainda estão sob a ação da atração gravitacional da Terra.