Tem glúten na quinoa?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a quinoa é um dos alimentos mais completos que existem. Além disso, ela não contém glúten e pode substituir alimentos como trigo (para obtenção de farinha), soja (para produção de óleo), milho (para biodiesel) e arroz (para alimentação).

Arroz e milho são dois dos grãos mais populares que são gluten-free (ou seja, que não contêm glúten), mas há muitos outros a serem provados.

Este alimento também contém saponinas, que são compostos que servem de pesticida natural para as plantas, conferindo-lhes um sabor amargo. O pior é que podem ser tóxicos para nós, provocando alergias e irritando o intestino, principalmente em pessoas que já têm o intestino inflamado.

Vale lembrar que, naturalmente, a aveia é um alimento livre de glúten. Porém, como a sua fabricação muitas vezes é cruzada com o trigo e seus derivados, ela pode passar a ter traços de glúten. Por isso, sempre que for consumir a aveia sem glúten, verifique se esta informação consta na embalagem.

Alimentos e farinhas sem glúten
Féculas e farinhas sem glúten: amido de milho, fubá, farinha de mandioca, fécula de batata, farinha de soja, polvilho, araruta, flocos de arroz e milho, farinha de arroz, de trigo de sarraceno, de amêndoa, de castanhas, de chia, de quinoa e de grão-de-bico.

Alertamos que: O flocão de milho é livre de glúten, porém é passível de cruzamento com alimentos com glúten, durante o processo, colheita e o transporte.

Depois de cozida, mexa devagar para soltar os grãos. Tempere com sal a gosto. Ela também pode ser consumida em flocos ou em farinha, ou seja, é um alimento que você pode comer no café da manhã, no almoço ou no jantar. Vale usar em sopas, saladas, mingaus, panquecas, com frutas… são muitas possibilidades.

E independentemente de quem for consumir a quinoa, o que vale é não abusar. Por ser calórica e conter muitas fibras, seu consumo em excesso não é indicado. Portanto, não ultrapasse as duas colheres de sopa por dia.

Consumir alimentos mais ricos em flavonoides como quinoa pode ajudar a promover a saúde geral e proteger contra certas doenças e mortalidade geral. Ao incluir alimentos nutritivos como a quinoa em sua dieta, você aumentará significativamente sua ingestão total destes e de outros compostos antioxidantes.

Beba bastante água. Hidratando o seu corpo, mais rapidamente você amenizará os sintomas. Não só por que ocorre uma "diluição" do glúten, no seu estômago e intestinos, diminuindo a sensação de mal-estar, quanto ajudará o seu corpo a se manter hidratado após episódios de diarreia e/ou vômitos.