Qual a melhor quinoa branca vermelha ou preta?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Os grãos brancos têm menos calorias, por isso, são os mais ideais para quem busca perder peso, além de contar com mais vitaminas – uma porção de 1/4 de xícara fornece 160 calorias. A quinoa branca também é muito mais rica em fibras, quase o dobro do que contém a quinoa vermelha, por exemplo.

A quinoa vermelha é bem parecida com a branca e, além de ser muito nutritiva, é o tipo que contém menos gorduras. A quinoa preta nasceu de um cruzamento entre o espinafre e a quinoa, apresentando nutrientes e características semelhantes, porém conta com a presença de lítio.

De uma forma geral, ambas contêm pouca gordura, sendo ótimas opções para a dieta. Ainda assim, se todos os gramas fizerem a diferença, pode preferir a vermelha neste aspeto. Ainda por cima, ela é bastante rica em hidratos de carbono e boas proteínas.

A quinoa preta possui uma lista de propriedades bem extensa, começando pelos minerais como cálcio, zinco, fósforo, potássio, ferro e magnésio. Também é rica em vitaminas A, E, C e do complexo B, além de ter alto teor de lipídio, em principal os ácidos graxos insaturados, e proteína de alta digestibilidade.

Essa é a Quinoa Vermelha, com um sabor mais forte e uma casca mais rígida, que pode ser utilizada no lugar do arroz nas refeições, em saladas, sopas, pães e muito mais. Ela também é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. É rica em fibras e uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação.

E independentemente de quem for consumir a quinoa, o que vale é não abusar. Por ser calórica e conter muitas fibras, seu consumo em excesso não é indicado. Portanto, não ultrapasse as duas colheres de sopa por dia.

Deixar a quinoa de molho é importante porque o alimento é composto por fitatos, substâncias conhecidas como antinutrientes, que podem dificultar a absorção de vitaminas e minerais que ingerimos nas refeições. É a mesma lógica que seguimos para o feijão.

Pode ser consumida: Germinada (em cru) – pode ser usada em saladas. Cozida – como fonte proteica no prato ou como acompanhamento. Em flocos – em barras de cereais e granolas.

Ajudando a prevenir problemas no sistema nervoso, a osteoporose e problemas cardiovasculares, a quinoa pode ser encontrada em forma de flocos, grãos ou farinha. Entretanto, a melhor forma para utilizá-la como substituta do arroz ou do macarrão é em formato de grãos.

Os grãos brancos têm menos calorias, por isso, são os mais ideais para quem busca perder peso, além de contar com mais vitaminas – uma porção de 1/4 de xícara fornece 160 calorias.