Como saber se tem ferida no útero?

Perguntado por: lcapelo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Em geral, a ferida no colo do útero não gera sintomas perceptíveis. Por isso, é comum que a paciente saiba dessa alteração apenas nos exames ginecológicos de rotina.

Entretanto, em algumas situações, a ferida no colo do útero pode estar acompanhada pelos seguintes sinais:

  • Cólicas;
  • Coceira;
  • Dor ou ardência ao urinar.
  • Corrimento vaginal amarelado, branco ou verde;
  • Desconforto na região pélvica;
  • Sangramento após a relação sexual.

A ferida do colo do útero é mais susceptível a contaminação por IST (clamídia, gonorreia, mycoplasma, ureplasma, HPV, sífilis) e como as infecções pelo vírus do HPV responde por mais de 90% dos cânceres de colo uterino, o uso da camisinha e vacinação são de extrema importância.

Pela colposcopia é possível identificar lesões benignas, pré-malignas, que antecedem o câncer, e malignas. Dentre elas estão a inflamação do colo do útero, dor pélvica, pólipos benignos, sangramentos e verrugas genitais no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV).

A Cauterização do útero é um tratamento utilizado nos casos de feridas no útero provocadas por HPV, alterações hormonais ou infecções vaginais. Normalmente, este procedimento é feito nos casos de corrimento ou sangramento excessivo após o contato íntimo.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

A ectopia não impede que ocorra a gravidez. Na verdade, a maioria das mulheres nem sabe que possui ectopia. Elas costumam aumentar de tamanho durante a gestação. Se houver sintomas e necessitar de tratamento, convém esperar o parto para reavaliação e, aí sim o tratamento, se necessário.

As feridas tumorais são formadas pela infiltração das células malignas do tumor nas estruturas da pele. Ocorre quebra da integridade do tegumento, levando à formação de uma ferida evolutivamente exofítica. Isso se dá em decorrência da proliferação celular descontrolada, que é provocada pelo processo de oncogênese.

A doença inflamatória pélvica ou infecções que causam endometrite podem causar sangramento vaginal anormal. Erosões cervicais, pólipos e cervicite podem ocasionar sangramento do colo do útero. Infecções vaginais, trauma e corpos estranhos também podem acarretar sangramento anormal.

As feridas no colo do útero podem ser assustadoras para algumas mulheres, principalmente pela associação com o câncer de colo de útero. Mas a verdade é que nem sempre elas indicam uma condição grave. Por isso, é importante se informar e estar com a saúde ginecológica em dia.