Qual exame que não pode ter relação?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Homens e mulheres podem manter a atividade sexual normalmente nos dias que antecedem os exames de sangue. Há restrição da atividade sexual apenas para homens, nos exames como o espermograma e PSA (total e livre).

- Não pode ter relações sexuais durante os dias que antecedem o exame. Hemogramas não necessitam uma abstinência sexual por parte dos pacientes, isso é necessário somente em situações de exames como espermograma (3 dias) e PSA total e livre (mínimo de 2 dias) para os homens.

Quais os cuidados para a realização do exame preventivo? Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada).

Não é recomendado ter relação sexual dias antes do exame? Verdade! O contato com os fluidos do parceiro (ou mesmo o uso de lubrificantes e outros produtos) são capazes de alterar o resultado do exame, visto que podem ficar acumulados no colo até a hora da coleta.

É proibido ter relação sexual no dia anterior ao exame de sangue: tanto homens como mulheres podem manter sua vida sexual ativa no dia anterior ao exame.

Não, não tem como o/a ginecologista saber quando foi a última vez que você teve relações. As alterações que ocorrem na vagina durante a relação sexual, como a lubrificação, por exemplo, cessam quando o ato termina ou a mulher já não está mais excitada.

3) Evite ter relações sexuais um dia antes da consulta
“Isso porque o esperma e a camisinha alteram o pH da vagina. Mas se a visita ao médico for somente para trocar a pílula anticoncepcional ou uma conversa para tirar dúvidas, não há problema algum”, explica.

Não há contra indicações absolutas para realizar o exame de Papanicolau. A menstruação e relação sexual no dia do exame são contra indicações relativas, ou seja, se possível deve-se aguardar o término do período menstrual e manter abstinência nas 48 hs que antecedem o exame.

1) O papanicolau não é feito para detectar DSTs
Não pense que esse exame vai captar toda e qualquer doença sexualmente transmissível. Na verdade, ele sequer confirma a presença do vírus HPV. Em resumo, o teste rastreia a presença de lesões pré-cancerosas (que são provocadas pelo vírus em questão).

Pelo contrário do que se possa pensar, para avaliar corrimento genital, não é necessário realizar coleta de preventivo (Papanicolau).

Em relação à data da menstruação: o ideal é colher o papanicolau não estando menstruada ou uma semana após o término dessa menstruação. O ideal também é que não se façam duchas vaginais antes do exame.

Se estiver com pressa, realize-o pelo menos uma a duas semanas após o sexo. Para obter um resultado preciso, é melhor fazer o teste de gravidez pela manhã. A urina da manhã apresenta a maior concentração de hCG. Realizar um teste de gravidez antes de oito dias após o sexo pode resultar em um falso-negativo.

Convém evitar a ingestão excessiva de líquidos antes da coleta de urina. * A ingestão de álcool deve ser evitada nas 24 horas que antecedem o exame. * A amostra ideal para a realização da maioria dos exames de urina é o primeiro jato da manhã, após higiene da região genital, desprezando-se o primeiro jato.

Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor. A infecção do trato urinário compromete os componentes deste sistema, como a bexiga, que está intimamente ligada à vagina e ao útero.

Não é necessário se depilar. Os pelos pubianos não atrapalham a consulta ginecológica. Vai haver exame dentro da vagina mesmo em quem é virgem? Se a paciente é virgem, o médico não irá fazer exame especular (examinar dentro da vagina).

Através do exame ginecológico, o médico pode facilmente observar se o hímen já foi ou não rompido, o que caracteriza a perda da virgindade. O hímen é uma membrana que fica logo na entrada da vagina e normalmente se rompe na primeira relação sexual.