Qual o contrário de placebo?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Efeito nocebo é um fenômeno oposto ao placebo, em que a antecipação e a expectativa por um resultado negativo podem conduzir à agravação de um sintoma ou doença.

43. Núm. S1. O efeito Nocebo é antagônico ao efeito placebo, o qual ocorre quando uma pessoa desenvolve sintomas e efeitos colaterais de uma doença ou de um medicamento, simplesmente porque leu ou foi alertado sobre tal possibilidade.

Um exemplo do efeito nocebo são os efeitos adversos experimentados por participantes em ensaios clínicos que não recebem tratamento ativo, mas são informados sobre os possíveis efeitos colaterais. Em ocasiões, podem ter os mesmos efeitos apenas porque os esperam.

“A ideia de placebo e nocebo são muito parecidas, só que o usamos o termo placebo quando a pessoa acredita que está tendo os benefícios, e nocebo quando ela acha que está tendo os efeitos adversos”, aponta.

Placebo é qualquer substância ou tratamento inerte (ou seja, que não apresenta interação com o organismo) empregado como se fosse ativo. Na medicina, injeções de soro fisiológico e comprimidos de açúcar são dos placebos mais usados.

Sal: produto da reação (neutralização) entre um ácido e uma base. Frequentemente, é usado o termo “sal” como sinônimo de “princípio ativo”, “substância” ou “matéria- prima”. Substância Anidra: substância que não possui água de cristalização na sua estrutura molecular.

Efeito colateral e efeito adverso
Já o chamado efeito adverso e qualquer resposta do remédio que seja indesejada ou prejudicial ao paciente.

A essa condição, chamamos de “efeito placebo”. Nesse contexto, o efeito nocebo nada mais é do que o oposto ao fenômeno citado acima. Em outras palavras, ele descreve uma condição no qual o paciente relata resultados negativos e cuja crença leva a acreditar que a terapia medicamentosa pode gerar prejuízos clínicos.

Trata-se do poder da mente e da sua relação com o nosso corpo. Os placebos têm vindo a ajudar a perceber que a simples expectativa de um resultado pode acentuar um determinado efeito. Além disso, mais do que a substância que se pensa estar num determinado placebo, existem outros fatores que influenciam os efeitos.

O placebo possui um papel importante no tratamento de algumas doenças, principalmente as de origem psicológicas, porque, embora não provoque qualquer alteração no organismo, o efeito curativo pode ser determinado pela crença do paciente de que o ajuda, podendo melhorar os sintomas e aumentar o sucesso do tratamento.

Placebo é um tratamento que não possui nenhuma ação contra um sintoma ou uma determinada doença, entretanto, muitas vezes, leva o paciente à cura.