Quais são os riscos de cirurgia de vesícula?

Perguntado por: rnovais4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Quais os riscos da cirurgia para pedra na vesícula? Mesmo com um índice baixo de complicações, muito raramente pode acontecer a lesão da via biliar. Por isso, é importante realizar exames complementares no intraoperatório, como a colangiografia e com dissecção cuidadosa das estruturas.

É claro que toda cirurgia tem seus riscos, porém a cirurgia de Pedra na Vesícula é considerada bem segura e dificilmente ocorre lesões na Via Biliar. É recomendado a realização da cirurgia, assim que diagnosticado a pedra na vesícula, pois em caso de demora aumentam os riscos da operação.

Quais são as possíveis complicações da cirurgia para retirada da...

  • Vazamento de bile. ...
  • Coledocolitíase. ...
  • Lesão da via biliar. ...
  • Sangramento. ...
  • Infecção. ...
  • Complicações relacionadas à anestesia.

O paciente pode sentir alguns efeitos secundários da cirurgia da vesícula biliar. As complicações após a cirurgia da vesícula biliar incluem dor no, lesão torácica, ombro e barriga, inflamação, hemorragia, infecção, perda de apetite, náuseas e, às vezes, diarreia.

Assim que o diagnóstico de pedra na vesícula é feito, o médico já pode programar a cirurgia. O procedimento é bem rápido, dura em média 45 minutos, e a recuperação também é muito simples. O paciente precisa de apenas um ou dois dias de repouso, podendo retornar às suas atividades em até duas semanas.

De hospitalização podem ser de 3 a 5 dias e o retorno às atividades pode demorar até 3 semanas. Ainda no hospital, por algumas horas depois da cirurgia, você ainda pode sentir dores no abdômen ou no ombro. Náuseas também podem acontecer e nesse caso é preciso tomar a medicação prescrita pela equipe médica.

Tanto a cirurgia de vesícula por laparoscopia como a convencional são feitas com anestesia geral, porém a cirurgia por laparoscopia é mais vantajosa, pois o paciente sente menos dor após a cirurgia, tem alta do hospital mais cedo, pode retornar às suas atividades mais rapidamente e a cicatriz é menor.

O tipo de anestesia realizada para essa cirurgia é a geral, no qual o paciente dorme e tem que ser entubado.

Na maioria dos casos a retirada do órgão não traz nenhum sintoma ou sequela para o paciente, já que tem ele a função de armazenar a bile produzida pelo fígado.

Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.