Quem tem mal de Parkinson têm esquecimento?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Além da memória encontramos também prejuízos nas funções executivas (são funções complexas que de forma geral englobam a capacidade de planejar, iniciar e executar tarefas, assim como em sustentar a atenção e inibir impulsos), na atenção e nas funções visual- espaciais.

Quais as principais alterações cognitivas na doença de Parkinson? As principais perdas cognitivas na doença de Parkinson são: lentidão de pensamento, declínio da função de atenção/concentração, declínio da função executiva e alteração da memória pela dificuldade de evocação tardia.

Na demência por doença de Parkinson, anormalidades posturais e instabilidade da marcha são mais comuns, o declínio motor é mais rápido e as quedas são mais frequentes do que na doença de Parkinson sem demência.

Nem todos os pacientes com Parkinson podem desenvolver Alzheimer, e vice-versa, porém, alguns sintomas podem surgir. Por isso, é importante realizar a análise da autópsia de pacientes com essa condição para a descoberta de alterações na região do cérebro chamada substância negra (3).

O Mal de Parkinson é um distúrbio motor que possui quatro característica principais: rigidez muscular, tremor em repouso, lentidão dos movimentos e instabilidade postural. Já o Mal de Alzheimer, sua principal característica é o declínio progressivo das funções intelectuais.

Alterações de medicação, infecção, desidratação, privação de sono, cirurgia recente, estresse ou outros problemas médicos podem piorar os sintomas da DP. Infecções do trato urinário são uma causa particularmente comum. DICA: Certos medicamentos podem piorar os sintomas da DP.

Assim, a transmissão nervosa no cérebro com parkinson não acontece adequadamente. Como o cérebro é uma rede de neurônios bastante interligada, o mau funcionamento de um grupo de neurônios pode prejudicar todo o órgão.

Cerca de metade das pessoas que vivem com Parkinson pode apresentar alucinações ou delírios ao longo da evolução da doença.

Sintomas gerais de demência

  1. Perda de memória. É um dos motivos mais comuns para que as pessoas, especialmente mais idosas, procurem um médico. ...
  2. Problemas em usar a linguagem.
  3. Mudanças na personalidade.
  4. Desorientação.
  5. Problemas ao fazer tarefas diárias habituais.
  6. Comportamento perturbador ou inapropriado.

A Miastenia Gravis apresenta alguns sintomas que podem ser confundidos com o Parkinson. Entre eles, estão o cansaço muscular muito intenso e a dificuldade de utilizar os músculos de controle voluntários.