Quais os graus de cuidados paliativos?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Prognóstico estimado em meses a anos.

  • Cuidado paliativo complementar.
  • Cuidado paliativo predominante.
  • Cuidado paliativo exclusivo (Cuidados de fim de vida)

Existem três graus de complexidade para os cuidados paliativos. Os Gerais são empregados após o diagnóstico progressivo, para atender toda variedade de sintomas relacionados. Os Específicos aparecem nas últimas semanas ou meses de vida, a partir da verificação do estado progressivo.

A escala avalia quatro critérios: doença de base, doenças associadas, condição funcional do paciente e condições pessoais do paciente. Quando o score (somatório dos quatro critérios) é maior ou igual a quatro pontos, considera-se ter condições para cuidados paliativos.

Reafirmar vida e a morte como processos naturais. Integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao aspecto clínico de cuidado do paciente. Não apressar ou adiar a morte.

A filosofia dos cuidados paliativos assenta em quatro pilares básicos: comunicação eficaz, controlo adequado dos sintomas, apoio à família e trabalho em equipa (DGS, 2004; Neto, 2010; OE, 2011).

Seus trabalhos descrevem a identificação dos cinco estágios que um paciente pode vivenciar durante sua terminalidade, que são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação(1). A negação pode ser uma defesa temporária ou, em alguns, casos pode sustentar-se até o fim.

Na fase terminal, em que o paciente tem pouco tempo de vida, o tratamento paliativo se torna prioritário para garantir qualidade de vida, conforto e dignidade. A transição do cuidado com objetivo de cura para o cuidado com intenção paliativa é um processo contínuo, e sua dinâmica difere para cada paciente.

Por exemplo, os cuidados paliativos geralmente exigem o prognóstico médico de menos de seis meses de vida.

Em caso de alta, o paciente voltará a receber cuidados junto com seus familiares em casa. Uma vez que as pessoas têm diferentes crenças religiosas, assim como necessidades espirituais, o cuidado espiritual é configurado para atender as necessidades específicas de cada paciente.

Quais são os 3 principais cuidados paliativos?

  1. 1 – Físicos. Com foco em tratar os sintomas físicos da doença e mantê-los sob controle, esse tipo de cuidado se preocupa em minimizar a dor e o sofrimento dos pacientes.
  2. 2 – Psicológicos. Além de cuidar do corpo, é preciso também cuidar da mente dos pacientes. ...
  3. 3 – Sociais.