O que é infecção por parasitas?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Doença parasitária ou parasitose é uma doença infecciosa causada por um parasito protozoário ou metazoário. Um exemplo desse tipo de enfermidade é a esquistossomose: infecção causada por verme parasita da classe Trematoda.

As doenças parasitárias ou parasitoses são causadas por classes de parasitas, como os protozoários, os helmintos e outros. Elas podem atingir tanto animais quanto pessoas. Alguns exemplos de parasitoses em humanos são a malária, o mal de Chagas e a ascaridíase (lombriga).

Os parasitas geralmente penetram no organismo pela boca ou pela pele. Os médicos diagnosticam a infecção obtendo amostras de sangue, fezes, urina, catarro ou outro tecido infectado e examinando-as ou enviando-as para um laboratório para análise.

Tratamento: mebendazol e albendazol são as drogas de primeira escolha. Dose única de mebendazol tem eficácia de 95% e dose única de albendazol, repetida em 2 semanas, tem taxa de sucesso próxima a 100%.

Os principais sintomas associados as parasitoses intestinais são a diarreia, fraqueza, dor abdominal, náuseas e vômitos, anemia, perda de apetite, excesso de produção de gases e anorexia¹,². Sua contaminação se dá pela água ou pelo consumo de alimentos contaminados.

Parasitose é a infeção que se desenvolve a partir da presença de um volume anormal de parasitas intestinais (que incluem diversos tipos de micro-organismos). A principal forma de contaminação é a via fecal-oral a partir da água ou alimentos contaminados.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Use um medicamento anti-helmíntico.
Alguns medicamentos anti-helmínticos, como o mebendazol, o tiabendazol e o albendazol, matam os vermes de fome. Já outros, como a ivermectina e o praziquantel, paralisam os parasitas, fazendo-os saírem nas fezes.

Existem 3 tipos de parasitas:

  • Organismos unicelulares (protozoários, microsporídios)
  • Helmintos multicelulares (vermes)
  • Ectoparasitas como o da sarna e o piolho.

O parasita pode viver tanto fora como dentro do corpo do hospedeiro. Se viver fora, é conhecido por ectoparasita, mas se estiver dentro de um organismo, trata-se de um endoparasita. Os piolhos e carrapatos, por exemplo, são exemplos de ectoparasitas, pois vivem na superfície do corpo de animais.

O exame parasitológico de sangue serve para identificar a presença de parasitos dentro das células do sangue, bem como no exterior. Esses exames servem para determinar a parasitemia do paciente, identificando a relação do número de leucócitos, ou eritrócitos, pelo número de parasitos na lâmina.

Os sinais e sintomas mais comuns que levam à suspeita de parasitoses são: dores abdominais, diarreia, náuseas e/ou vômitos; excesso de produção de gases, diminuição do apetite, perda de peso e, às vezes, tosse, febre e falta de ar. Também podem causar anemia e coceira no ânus.

De acordo com a gastroenterologista Fernanda Oliverio, os exemplos mais comuns são: amebíase, ancilostomíase (popularmente conhecido como amarelão ou doença do Jeca Tatu), ascaridíase (a famosa lombriga), tricuríase, enterobíase ou oxiuríase, esquistossomose, estrongiloidíase, giardíase e teníase (verme do porco/boi).

· beber somente água filtrada ou fervida; manter limpa a casa e terreno ao redor, evitando a presença de insetos e ratos; · conservar as mãos sempre limpas, as unhas aparadas, evitar colocar a mão na boca; não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.