Como se chama o efeito contrário?

Perguntado por: asubtil . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

EFEITO ADVERSO: efeito prejudicial ou indesejável que ocorre durante ou após uma intervenção ou o uso de um medicamento, em que há possibilidade razoável de relação causal entre o tratamento e o efeito1.

Efeito colateral e efeito Adverso. O efeito colateral é qualquer tipo de resposta diferente do organismo às substâncias contidas no medicamento, que são paralelas às que são desejadas ou esperadas pelo fármaco. Já o chamado efeito adverso e qualquer resposta do remédio que seja indesejada ou prejudicial ao paciente.

A Reação Adversa (RA) é qualquer efeito prejudicial ou indesejável e não intencional a um medicamento, soro ou vacina que ocorre nas doses usualmente utilizadas para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doenças.

Farmacovigilância é definida como “a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos”.

EFEITO ADVERSO: efeito prejudicial ou indesejável que ocorre durante ou após uma intervenção ou o uso de um medicamento, em que há possibilidade razoável de relação causal entre o tratamento e o efeito1.

Dizem respeito a quaisquer efeitos indesejados relacionados ao uso de um medicamento ou procedimento em saúde. No tratamento quimioterápico, por exemplo, queda dos cabelos, náuseas e vômitos são exemplos de efeitos colaterais esperados.

RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).

Segundo a neurologista Thaís Rodrigues, do Hospital A.C. Camargo, reação extrapiramidal é o que a pessoa sente quando algum medicamento altera áreas do cérebro que controlam os movimentos finos, o controle do tônus muscular. "Toda nossa via motora, que inclui a movimentação voluntária, é chamada de sistema piramidal.

Em relação a gravidade, as reações adversas são classificadas em: Leve: não necessita de tratamentos específicos ou antídotos e não é necessário suspender o medicamento; Moderada: requer modificação terapêutica, porém o medicamento agressor não precisa ser suspenso.

Reações adversas a medicamentos
Toda reação adversa é um evento adverso, mas nem todo evento adverso é uma reação adversa. De acordo com o glossário de termos de farmacovigilância, reação adversa a medicamentos (RAM) é um efeito prejudicial suspeito de ser causado por um medicamento.

Os efeitos farmacológicos dos medicamentos são produzidos por meio da ligação dos fármacos a componentes específicos das células e tecidos. Desse modo, a farmacodinâmica analisa a ação dos fármacos nas enzimas, proteínas e receptores celulares.

TECNOVIGILÂNCIA Detecção de eventos adversos relacionados a equipamentos, artigos de uso médico e até saneantes e materiais de limpeza. FARMACOVIGILÂNCIA Identificação e avaliação dos efeitos adversos de medicamentos em pacientes expostos a tratamentos específicos.