Qual é o efeito colateral?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Efeitos colaterais: o que são? É um efeito não ocasional (adverso ou benéfico) causado por medicamentos que são usados em doses terapêuticas (2).

EFEITO COLATERAL: é um efeito não pretendido (adverso ou benéfico) causado por medicamento utilizado em doses terapêuticas1. A palavra “colateral” denota algo de importância secundária. Dessa forma, o uso dessa expressão pode minimizar a percepção de dano quando o efeito é prejudicial1.

Todo medicamento possui um princípio ativo que é a substância que possui o efeito terapêutico, ou seja, que irá aliviar os sintomas, e vai agir no corpo para tratar um determinado problema. Esse é o primeiro passo para entender como os medicamentos atuam no organismo.

As reações alérgicas ao medicamento costumam acontecer entre minutos e poucas semanas após o início de seu uso. Já as reações adversas podem se manifestar meses ou anos após a ingestão, ou seja, é um tempo muito variável.

Informa para quais doenças e tratamentos o medicamento deve ser utilizado. Mostra se (contra-indicações) e ele deve ser usado (precauções e advertências). Diz se pode ocorrer alguma reação com outro medicamento (interações medicamentosas) ou com bebidas ou alimentos, e se pode influenciar o resultado de exames.

Ao notar alguma reação adversa após o consumo do medicamento é necessário manter a calma e, em primeiro lugar, consultar a bula do remédio. Lá você poderá ver se essa reação é comum e se vai precisar buscar a ajuda de algum médico.

Significado de Colateral
adjetivo Que está ao lado e numa direção aproximadamente paralela: ruas colaterais. [Medicina] Que possui um efeito ruim, desagradável ou prejudicial: efeitos colaterais do remédio. Que não é parente em linha reta, parente direto.

De 10 min a 1 hora: o tempo de absorção dos remédios depende da posição do corpo, revela novo estudo.

Interação com medicamentos:
Muitos medicamentos para hipertensão interagem de forma negativa com o álcool. O consumo de cerveja enquanto se toma esses medicamentos pode diminuir sua eficácia e aumentar o risco de efeitos colaterais.

As reações podem acontecer por motivos como: Efeitos colaterais; Interação entre drogas, ou seja, quando os efeitos de um remédio são alterados pela presença de outro fármaco, alimento ou bebida já no sistema. Essa reação é mais comum de acontecer nos casos de automedicação.

Os três SOC mais afetados nas reações adversas a medicamentos graves foram: afecções da pele e distúrbios afins (23,7%), distúrbios do estado geral (13,5%) e distúrbios do sistema gastrointestinal (11,9%).

Entre os efeitos colaterais mais corriqueiros na maioria dos medicamentos, está:

  • tonturas;
  • dores de cabeça;
  • sonolência;
  • vômito;
  • queda de cabelo;
  • rachaduras na pele;
  • erupções cutâneas;
  • amnésia temporária.