O que não comer quando se tem pressão alta?

Perguntado por: ogonzaga8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Nesse sentido, tenha cuidado com as bebidas refrigerantes, alcoólicas e energéticas; alimentos embutidos; molhos prontos; carnes gordas, enlatados e sachês de tempero pronto. Por fim, continue com sua rotina de visitas ao médico para manter sua pressão arterial em níveis considerados saudáveis.

Grãos e cereais integrais são alimentos que ajudam a baixar a pressão, pois seu alto conteúdo de fibras reduz a absorção das gorduras pelo organismo e favorece um equilíbrio nas taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL).

A pressão alta ou hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica que tem múltiplas causas. Dentre as principais, podemos citar a genética, sedentarismo, excesso de consumo de sal, obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes e tabagismo.

Alimentos ricos em sal
É fundamental que pessoas hipertensas reduzam a quantidade de sal (cloreto de sódio) na dieta. Isso porque, ao entrar na corrente sanguínea, essa substância retém água, gerando acúmulo de líquidos dentro dos vasos. Dessa forma, há aumento da pressão arterial.

7 alimentos que podem diminuir sua pressão arterial

  1. Bananas. As bananas são ricas em potássio, um mineral muito importante para o controle da hipertensão. ...
  2. Frutas cítricas. ...
  3. Beterraba. ...
  4. Salmão. ...
  5. Semente de abóbora. ...
  6. Melancia. ...
  7. Aveia.

Consumir a clara do ovo, que além da gema, também possui proteínas saudáveis ao coração que são capazes de exercer um efeito muito potente de vasodilatação, tornando-a assim, uma alternativa para manter a pressão arterial controlada. A sugestão aqui é consumir cozido, ovo poché, frito com água ou apenas um fio de óleo.

Para a cardiologista Maria Alayde Mendonça, o pão não é um alimento “tão bonzinho” e também requer cuidados em seu consumo, principalmente para quem sofre de hipertensão arterial.

São elas a passiflora, a valeriana, camomila, erva cidreira, capim-limão, louro, oliveira, entre outras. Ervas, raízes, cereais ou frutas que possuem substâncias com propriedades antioxidante e vasodilatadora comprovadas melhoram a circulação sanguínea, diminuindo a pressão nas artérias.

“Novos dados indicam que tomar duas ou mais xícaras de café por dia pode dobrar o risco de mortalidade quando se trata de pessoas com pressão alta. Por outro lado, tomar apenas uma xícara por dia ainda reduz o risco”, explica.

Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

Segundo o cardiologista, várias razões podem causar o aumento súbito da pressão e a maioria delas está relacionada com hábitos de vida: “A pressão pode se elevar, inclusive sem sintomas, por falta de exercício físico regular, tabagismo, privação de sono, estresse, má alimentação, sobrepeso e obesidade”.

Veja receitas de remédios caseiros para ajudar a controlar a pressão:

  1. Chá de chuchu. Desde o início da seca, em maio, o preço do chuchu variou 175%, de R$ 1,24/kg para R$ 3,42/kg. ...
  2. Chá de amora. ...
  3. Água de alho. ...
  4. Suco de limão. ...
  5. Chá de hibisco. ...
  6. Vitamina de banana e abacate contra a hipertensão. ...
  7. Chá de cúrcuma.
  • SALADA DE FRUTAS.
  • 2 - VITAMINA DE FRUTA / BISCOITO INTEGRAL.
  • 8 – IOGURTE DESNATADO / TORRADA SEM SAL.
  • 10 - VITAMINA DE BANANA E MAMÃO / TORRADA SEM SAL.

Ainda segundo o levantamento, o aumento da ingestão de alimentos ricos em potássio é recomendado em adultos com pressão arterial acima de 12 por 8. A recomendação é que um adulto consuma em média 4.700 mg de potássio por dia – uma banana média tem cerca de 420 mg de potássio.

Por isso, aposte nos alimentos ricos em potássio, como feijão preto, inhame, abóbora, cenoura, espinafre, maracujá, banana e laranja. Fontes de cálcio, o leite e derivados não podem ficar de fora do cardápio alimentar de quem sofre com hipertensão.

suco de laranja

Uma nova pesquisa publicada no European Journal of Nutrition descobriu que o suco de laranja integral reduz a pressão arterial sistólica em adultos com pré-hipertensão ou estágio 1. Mais de 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo sofrem de hipertensão, um dos principais fatores para doenças cardíacas e mortalidade.