Como se hidratar quinoa?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Transfira a quinoa para uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por 6 a 12 horas. O demolho dos grãos facilita na digestão e na absorção dos nutrientes, pois reduz seus antinutrientes. Quando a quinoa estiver hidrata, enxágue os grãos com o auxílio de uma peneira e transfira pra uma panela de tamanho médio.

Como hidratar sua Quinoa: você vai precisar de 1 xícara de quinoa branca em grãos, lave bem e escorra com auxílio de uma peneira. A seguir, em uma panela, adicione água até cobrir os grãos e cozinhe de 10 a 15 minutos até chegar no ponto desejado. Feito isso, é só escorrer e utilizar como preferir.

Deixar a quinoa de molho é importante porque o alimento é composto por fitatos, substâncias conhecidas como antinutrientes, que podem dificultar a absorção de vitaminas e minerais que ingerimos nas refeições. É a mesma lógica que seguimos para o feijão.

Hidratar quinoa preserva seu valor nutricional
O período pode variar de 30 minutos a 8 horas, dependendo da quantidade e do nível de suavidade que se deseja atingir no sabor da quinoa. A água utilizada para o remolho deve ser dispensada.

Depois de cozida, mexa devagar para soltar os grãos. Tempere com sal a gosto. Ela também pode ser consumida em flocos ou em farinha, ou seja, é um alimento que você pode comer no café da manhã, no almoço ou no jantar. Vale usar em sopas, saladas, mingaus, panquecas, com frutas… são muitas possibilidades.

Para cozinhar a quinoa, a primeira etapa consiste em lavá-la em água corrente, com o auxílio de uma peneira, para remover uma substância chamada saponina, que cobre o alimento e pode ser tóxica quando ingerida. Depois, basta cozinhar em fogo baixo, mexendo devagar para não quebrar o cereal.

Vale consumir os grãos de quinoa como cereal, com leite ou iogurte ou como ingrediente de vitaminas. A versão em flocos e farinha pode ser polvilhada nas frutas ou acrescentada em sucos. Essa é uma boa alternativa para equilibrar as fibras que as frutas perdem em forma de suco.

Apesar de muito benéfico, se consumido cru, esse alimento pode produzir desconfortos gastro-intestinais e até mesmo uma complicação de maior risco, pois ele é rico em saponina (tóxica ao organismo humano). O ideal, portanto, é lavar bem a quinoa antes de consumi-la para retirar a saponina.

A farinha pode ser usada em sucos, ou no preparo de bolos, pães, tortas e outros alimentos gostosos. Só não pode comer quinoa crua, para evitar desconforto gastrointestinal. Por isso, o ideal é lavar e colocar de molho por uns dois minutos em água quente.

A primeira coisa que você tem que fazer é lavar bem os grãos, para eliminar qualquer sujeira ou pedras. Em seguida, é preciso deixar os grãos de molho em água fria por, no mínimo, 12 horas. Esse processo hidrata o grão, o que facilita o cozimento e garante a mesma textura em todos os grãos.

Para substituir o arroz, a quinoa deve ser consumida em grãos. Cozida, ela tem um sabor neutro e uma textura que lembra o arroz integral. A quinoa também pode ser incrementada com legumes como cenoura e abobrinha.

A quinoa também pode ser utilizada em sopas e caldos salgados, dando um pouco mais de textura aos líquidos, ao ser batida junto deles em um processador ou liquidificador. Opções práticas de consumo também são as barras de cereais e granolas prontas que contenham o grão e como farinha, ao ser triturada.

A quinoa vermelha possui um sabor que lembra nozes. Esta variedade é um pouco maior e mais crocante do que a quinoa branca, mas geralmente são intercambiáveis. A quinoa preta possui um sabor mais forte e é muito crocante, devido ao ser revestimento mais rígido.

Consumir alimentos mais ricos em flavonoides como quinoa pode ajudar a promover a saúde geral e proteger contra certas doenças e mortalidade geral. Ao incluir alimentos nutritivos como a quinoa em sua dieta, você aumentará significativamente sua ingestão total destes e de outros compostos antioxidantes.

A sugestão é lavar a quinoa grão em água fria e, sempre que possível, comer cozida, pois reduz o teor de fitatos e saponinas, e facilita o processo digestivo. Embora não exista na literatura nenhuma recomendação da quantidade do consumo diário, a orientação é até duas colheres de sopa.

R$ 31,90 / Kg
Considerado o melhor alimento de origem vegetal do mundo, a quinua (quinoa) é rica em proteína, ferro e ômega 3 e 6.