Quem trouxe a estética para o Brasil?

Perguntado por: ufelix . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A franco-brasileira é considerada a primeira profissional de estética do país por mesclar o conhecimento adquirido na Europa com sua própria forma de trabalho.

Em 1951, após viagem à França, desembarcou no Brasil trazendo na bagagem técnicas de Estética. Apesar da dificuldade com o idioma, começou a trabalhar atendendo amigas em seu apartamento, no Rio de Janeiro. Em pouco tempo as técnicas empregadas se tornaram um sucesso e o apartamento ficou pequeno para tantos clientes.

Década 50: Algumas histórias mostram a origem da formação em estética, no Brasil, na década de 50, através de Anne Marie Klotz, filha de um diplomata francês, nascida no Brasil.

Alexander Gottlieb Baumgarten

O termo “estética” só passou a ser usado para designar uma disciplina filosófica no século XVIII com o filósofo iluminista alemão Alexander Gottlieb Baumgarten(1714-1762),em sua obra 'Estética.

O nome dela é Anne Marie Klotz, filha de pais franceses, foi considerada a primeira esteticista do Brasil e criou uma das primeiras e mais importantes linhas de produtos estéticos nacionais.

Ecole Francis Bel

Anne Marie Klotz
Fundou no Rio de Janeiro a primeira escola de estética, “Ecole Francis Bel”, e formou várias personalidades do mundo da estética brasileira.

A origem do termo estética vem do grego “aisthésis” que denota “sentir”, “sensações” ou “perceber”. Os gregos na antiguidade compreendiam que perante a capacidade de sentir poderíamos despertar nosso “mundo sensível”, ou seja, nossa percepção da natureza e da relação que estabelecemos com ela.

O Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial da estética, ficando atrás somente dos Estados Unidos e China. Segundo levantamento da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) o mercado brasileiro de beleza movimentou R$47,5 bilhões em 2020.

Em meados de 1900 surgem as pioneiras, mulheres interessadas em transformar o mercado da beleza, oferecendo beleza como bem de consumo. A história começou em 1872, na Polônia, quando nasceu Chaja Rubinstein, que mais tarde adotaria o nome de Helena Rubinstein.

A estética é conhecida também por ser a ciência do belo, a filosofia da arte que dedica-se a estudar aquilo que é belo nas manifestações da natureza e também nas manifestações artísticas. A estética é uma área da filosofia, é portanto, um ramo filosófico que dedica-se a estudar e investigar a essência da beleza.

(UEMA-2012) Kant definiu a Estética como sendo ciência. E completando, Alexander Brumgarten a definiu como sendo a teoria do belo e das suas manifestações através da arte.

muito mais do que atuar na aparência, a estética cuida da pessoa. Os benefícios de tratamentos estéticos geram reflexos não só no aspecto físico, mas também trabalham o lado emocional e trazem mudanças na autoestima. Uma pessoa saudável é reluzente! Expressa o brilho do cuidado com seu maior patrimônio.