O que saber antes de fazer drenagem linfática?

Perguntado por: aperes8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

É fundamental tomar bastante água antes da sessão - e é normal e necessário que se saia dela com muita vontade de urinar. A respiração do cliente deve receber atenção extra, já que o diafragma estimula os linfonodos e tem um importante papel durante a massagem.

Como saber se a Drenagem Linfática está sendo aplicada de forma correta? É simples! Se há hematomas, a massagem não está sendo feita da forma correta.

Dentre as contraindicações estão: infecções agudas, flebites e tromboflebites, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre.

Riscos e efeitos colaterais
Sendo uma técnica não invasiva, a drenagem linfática não causa efeitos colaterais. Dessa forma, não há riscos, desde que você respeite as contraindicações e conselhos do seu médico.

“É muito interessante fazer a drenagem, principalmente após os treinos, pois gera uma maior oxigenação local que auxilia no descanso dos músculos”. De acordo com Priscila, o sistema linfático tem como função retirar os líquidos em excesso do organismo e transportá-los ao sistema circulatório.

30 minutos

Quanto tempo dura uma sessão de drenagem linfática? As sessões duram de 20 a 30 minutos! Suas vantagens vão desde revitalizar a pele do rosto, amenizar olheiras e até tratar hematomas decorrentes de traumas, doenças e cirurgias.

Ingerir moderadamente cafeína, sal e carnes vermelhas. A dieta deve ser preferencialmente mantida a base de alimentos antioxidantes, frescos e se possível orgânicos. Consumir, em media, 3 porções de frutas, duas porções de legumes e verduras, ao dia.

Essa técnica pode ser usada sob prescrição médica ou para fins estéticos. O preço médio de uma sessão de drenagem linfática é de R$ 150.

Beber água antes e depois da drenagem linfática ajuda a reduzir a retenção dos líquidos e facilita na eliminação das toxinas do organismo. Portanto, beber a quantidade de água adequada diariamente é fundamental para manter-se saudável e contribuir no funcionamento do sistema linfático.

Quantas sessões de drenagem são necessárias para bons resultados? A drenagem é uma terapia com diversos benefícios e que sempre será muito recomendada ao sentir-se mais inchado, é possível perceber melhora desde a primeira sessão, deve ser realizada até 3x por semana.

A Drenagem Linfática, tanto pré, quanto pós-operatória são indolores. Se o paciente estiver sentindo alguma dor, o procedimento está sendo realizado de forma incorreta.

Benefícios da drenagem linfática
Elimina as toxinas do corpo; Colabora no processo de cicatrização de lesões e na recuperação de cirurgias plásticas; Melhora a circulação sanguínea, a venosa e a linfática; Contribui para uma melhor oxigenação do corpo.

Apesar de todas as vantagens, a drenagem não é para todo mundo – quem tem algum risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose ou hipertensão descompensada não deve fazer, assim como pessoas com alguma infecção, já que há risco de as células infecciosas caírem no sistema linfático e se espalharem pelo corpo.

Para receber a drenagem linfática você poderá permanecer somente com a roupa íntima ou roupa de banho (não é permitido ficar nú). Antes do atendimento, informe a para a massoterapeuta se você tem alguma região de maior preocupação ou dor, para que ela possa dar maior atenção a este local.

Trata-se de uma reação natural do organismo ao procedimento. Assim, não há como evitar o inchaço, mas é possível reduzi-lo.

A técnica é totalmente manual e consiste em movimentos suaves e precisos nas áreas do corpo que precisam ser cuidadas, como braços, costas, coxas, glúteo, abdômen e até na face. Uma sessão de drenagem pode durar entre uma hora e uma hora e meia.