Quantas sessões de botox são necessárias?

Perguntado por: ocastro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Quantas sessões são necessárias? O botox idealmente é aplicado em sessão única. Mas se é a primeira vez que o profissional está atendendo o paciente e ainda não tem tanta familiaridade com aquela musculatura, pode ser necessário algum retoque, que é feito entre 14 e 21 dias.

Este processo pode ser feito de 4 em 4 meses. Ou seja, de 2 a 3 vezes no ano é uma frequência mais que apropriada para fazer botox. Mesmo que, no seu caso, a substância perca o efeito antes do quarto mês, não se recomenda fazer outra aplicação.

Quem faz botox uma vez tem que fazer sempre? Não necessariamente. Você pode fazer o botox uma vez e atingir o propósito desejado com essa única aplicação. No entanto, caso queira realizá-lo depois dos 4 meses, saiba que também é possível e não há nenhuma contra-indicação.

O efeito do botox para rejuvenescimento dura, em média, de 4 a 6 meses, e esse efeito começa a diminuir gradativamente, quando ele pode ser, então, aplicado novamente. De qualquer forma, a durabilidade do efeito é bastante individual.

A própria bula do medicamento diz que a duração média do botox é de 3 a 4 meses. Isso acontece porque a toxina tem ação nos neurotransmissores, que deixam de passar para a musculatura a informação da contração muscular. Nesses três meses seguintes temos a formação de novos nervos, e com isso a volta da função.

Quando aplicado em regiões inadequadas, o botox causa efeitos indesejados como face “engessada”, assimetria – lado diferente do outro, pálpebra caída, entre outros. Além disso, ainda pode prejudicar movimentos necessários para sobrevivência, como deglutir, respeitar e mastigar.

Para prolongar os efeitos do botox, evite ficar franzindo a testa, apertando os olhos ou realizando expressões faciais que formem vincos profundos. Preste atenção nesses hábitos e procure relaxar os músculos faciais sempre que possível.

Depois que o efeito da aplicação de Botox acaba, as rugas e linhas de expressão voltam exatamente a ser exatamente como antes da aplicação. Não existe a possibilidade de nenhuma toxina botulínica piorar as rugas após cessar o efeito.

A reaplicação da toxina botulínica é indicada com, no mínimo, 4 meses de intervalo a fim de evitar o EFEITO VACINA. Esse efeito pode provocar a resistência da musculatura à substância.

A toxina botulínica, como já foi dito, é sensível ao calor, portanto, realizar o tratamento com radiofrequência pode diminuir o efeito do botox, pois pode acelerar a absorção da substância.