Quando a drenagem linfática não é indicada?

Perguntado por: lcaetano . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Dentre as contraindicações estão: infecções agudas, flebites e tromboflebites, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre.

R.: As principais indicações da drenagem linfática são retenção de líquidos, alterações circulatórias, celulite, tpm, acne, hematomas, revitalização facial, pré e pós-cirurgias plásticas, gestantes. E as contraindicações são febre, tumores malignos, infecções agudas, insuficiência renal, trombose, tromboflebite etc.

A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo.

A DLM é indicada para vários casos, porém possuem algumas restrições, denominadas de contraindicações relativas, que são casos especiais como período menstrual ou até o terceiro mês da gravidez, e as absolutas, como câncer e trombose [8].

Riscos e efeitos colaterais
Sendo uma técnica não invasiva, a drenagem linfática não causa efeitos colaterais. Dessa forma, não há riscos, desde que você respeite as contraindicações e conselhos do seu médico.

“É muito interessante fazer a drenagem, principalmente após os treinos, pois gera uma maior oxigenação local que auxilia no descanso dos músculos”. De acordo com Priscila, o sistema linfático tem como função retirar os líquidos em excesso do organismo e transportá-los ao sistema circulatório.

Alimentação balanceada: Reduzir a ingestão de sódio (presente no sal e em alimentos industrializados) ajuda a diminuir a retenção de líquidos. Atividades físicas: Os exercícios físicos aumentam a oxigenação do corpo e favorecem a ação da drenagem linfática.

Sim, se ela estiver com sua pressão controlada através de medicamentos. No caso do paciente apresentar picos de pressão e não estiver completamente controlado, a drenagem se torna momentaneamente contraindicada. É muito interessante que, nesses casos, haja diálogo entre o médico e o profissional que fará as massagens.

R$ 150

Essa técnica pode ser usada sob prescrição médica ou para fins estéticos. O preço médio de uma sessão de drenagem linfática é de R$ 150.

O uso da Drenagem Linfática Manual (DLM) para o tratamento de edema em pacientes com problemas cardíacos é uma contraindicação relativa no meio clínico, já que há uma escassez de estudos que demonstrem segurança e eficácia para esses pacientes.

PRINCIPAIS CONTRA-INDICAÇÕES PARA A DRENAGEM LINFÁTICA:
Pacientes que estão fazendo tratamento para câncer; Edema oriundo de insuficiência renal.

Dessa maneira, pacientes com problemas de varizes podem se beneficiar com a drenagem linfática, uma vez que ela facilita o retorno sanguíneo e ajuda a diminuir os incômodos na perna. Ou seja, essa massagem é útil para reduzir a sensação de inchaço, pernas cansadas e doridas.

Sim, é uma boa opção. Além de incentivar o controle glicêmico domiciliar, a drenagem linfática age diretamente sobre o edema, sintoma mais comum que costuma afetar em especial os membros inferiores dos diabéticos.

Apesar de todas as vantagens, a drenagem não é para todo mundo – quem tem algum risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose ou hipertensão descompensada não deve fazer, assim como pessoas com alguma infecção, já que há risco de as células infecciosas caírem no sistema linfático e se espalharem pelo corpo.

Como saber se a Drenagem Linfática está sendo aplicada de forma correta? É simples! Se há hematomas, a massagem não está sendo feita da forma correta.

30 minutos

Quanto tempo dura uma sessão de drenagem linfática? As sessões duram de 20 a 30 minutos! Suas vantagens vão desde revitalizar a pele do rosto, amenizar olheiras e até tratar hematomas decorrentes de traumas, doenças e cirurgias.