Quais são os pontos linfáticos?

Perguntado por: aboaventura . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Linfonodos, ou gânglios linfáticos, são pequenos nódulos existentes no nosso corpo, que têm como cuja principal função filtrar substâncias nocivas. Esses gânglios linfáticos estão presentes principalmente no pescoço, axilas e virilhas.

timo

As principais estruturas que participam da resposta imunitária são os órgãos linfáticos: timo, baço, lifonodos e nódulos linfáticos.

Os gânglios linfáticos estão localizados em todo o corpo, distribuídos ao longo dos tubos do sistema linfático. Gânglios linfáticos saudáveis ​​são tipicamente do tamanho de uma ervilha. Você normalmente não deve ser capaz de senti-los. O inchaço dos gânglios linfáticos (linfadenopatia) é comum quando há uma infecção.

O sistema linfoide incluem os órgãos linfoides primários e secundários. Os órgãos linfoides primários produzem os componentes celulares do sistema imunológico. Eles são (1) medula óssea e (2) o timo. Os órgãos linfoides secundários são os locais onde ocorrem as respostas imunológicas.

Coletar e filtrar o excesso de líquido do corpo, através da linfa, e, depois, transferi-lo para o sangue; Absorver a gordura do intestino e transportar para o sangue, contribuindo para produção de linfócitos e desenvolvimento da imunidade; Transportar e remover resíduos e células “com defeito” do organismo.

As doenças mais comuns do sistema linfático são o aumento dos gânglios linfáticos (conhecido como linfadenopatia), inchaço devido ao bloqueio linfonodal (também chamado de linfedema) e cânceres envolvendo o sistema linfático.

Se seu sistema linfático não está funcionando corretamente, você pode notar o acúmulo de líquido nos membros, como inchaço. Você verá o inchaço durante o dia, que pode melhorar à noite. Ao longo do tempo, o líquido pode não ir embora à noite e você pode ver as alterações na pele da região.

Os movimentos circulares devem ser feitos com o polegar. Já com a mão em forma de concha, faça movimentos lentos e de leve compressão, como se estivesse bombeando a pele. Repita entre cinco a dez vezes em cada região, sempre indo em direção aos gânglios linfáticos.

Cuidando do sistema linfático

  1. Dieta anti-inflamatória. A melhor dieta anti-inflamatória é a Mediterrânea. ...
  2. Atividade física. Para se ter boa drenagem linfática é preciso manter o corpo em movimento todos os dias. ...
  3. Respiração profunda. ...
  4. Riso. ...
  5. Enzimas Proteolíticas. ...
  6. Drenagem linfática. ...
  7. Medicações.

O sistema linfático é constituído por capilares linfáticos, vasos linfáticos, ductos linfáticos (ducto torácico e ducto linfático direito) e linfonodos. Os capilares linfáticos são os menores vasos condutores do sistema linfático.

A linfa se forma do fluido intersticial recolhido pelos vasos linfáticos. O fluido intersticial é reabsorvido pelos capilares e também é recolhido pelos vasos linfáticos. Quando a pressão intersticial é maior do que a existente no capilar venoso, parte desse fluído intersticial é recolhida para o interior do capilar.

O timo é uma glândula que participa da regulação da defesa imunológica do organismo. É considerado um órgão linfoide primário. O timo localiza-se no tórax, entre os pulmões e a frente do coração. Ele muda de tamanho conforme as fases da vida.

A linfangite pode ocorrer por várias razões, sendo uma delas a presença de uma infecção, como a erisipela. Quando o sistema linfático fica inflamado, ele deixa de funcionar adequadamente, o que pode levar ao acúmulo de linfa.

Sintomas de problemas no sistema linfático

  • Edema (inchaço) ...
  • Erisipela. ...
  • Elefantíase. ...
  • Ausência de dor. ...
  • Assimetria: uma perna diferente da outra. ...
  • Pés também são atingidos. ...
  • Paciente sente piora ao ficar de pé ...
  • Paciente sente melhora ao elevar as pernas.

Os linfonodos (gânglios linfáticos) são pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas. Eles contêm células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções atacando e destruindo germes que são transportados pelo líquido linfático.

Angiologista é o médico que se especializou em Angiologia e assim é indicado para o diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios das artérias, veias e vasos linfáticos.