Quem tem vitiligo pode ter câncer de pele?

Perguntado por: hconceicao . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 14 votos

A maior parte das pessoas com vitiligo não manifesta outros sintomas, mas alguns pacientes costumam relatar sensibilidade e dores na área afetada, além de complicações como queimaduras solares, câncer de pele e sintomas emocionais (estresse, por exemplo), que podem agravar o quadro.

O vitiligo é uma condição completamente benigna, que não se transforma em câncer, não causa qualquer tipo de dor e tampouco gera problemas para a saúde da pessoa que lida com ele. No entanto, os prejuízos e complicações da doença costumam ser emocionais.

Problemas oculares e perda de audição
Embora não seja comum, o vitiligo também pode afetar os olhos e os ouvidos, já que nessas partes do corpo existem melanócitos que podem ser alterados pela doença.

Possíveis complicações
Além disso, 5% dos indivíduos com vitiligo têm perda auditiva —dentro do olho e do ouvido existem melanócitos que podem ser afetados pela doença.

Emoções impactam no vitiligo
“Sempre que realizamos uma anamnese acabamos encontrando algum problema de fundo emocional em quem tem vitiligo. Situações estressantes, como a perda de um ente querido, brigas familiares, demissão, entre outros traumas do dia a dia podem desencadear o início da doença”, explica a dra.

Quem tem vitiligo pode ter câncer de pele? Sim, pois como a pele é mais sensível, o portador pode sim desenvolver um caso de câncer de pele. Por isso, é importante fazer o acompanhamento com um dermatologista e usar, de forma disciplinar, protetor solar diariamente, em todo o corpo.

As pessoas que sofrem com vitiligo no Distrito Federal passam a contar com novos benefícios estabelecidos pela lei nº 7.077/2022, entre eles um estudo imunológico capaz de revelar a presença de outras doenças autoimunes.

- Auto-imunidade: o vitiligo tem sido considerado doença auto-imune devido à associação positiva com algumas doenças como tireoidites, diabetes mellitus e alopecia areata.

– Vitiligo, sem uso de medicação. O cadastro é permitido nos casos da doença controlada, sem uso de medicação e crise há mais de três anos.

Existem 7 tipos de vitiligo: vulgar, acrofacial, segmentar, focal, de mucosas, misto e universal.