Qual o nome da pomada para vitiligo?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.3 / 5 7 votos

Pomada de tacrolimo 0,1% no tratamento de vitiligo: série de casos.

Mamacadela pomada para pele e manchas faciais. É indicada para dores e inflamações e também para vitiligo. O gênero tem destaque pela produção de furanocumarinas, substâncias utilizadas contra vitiligo, pelo fato de promover a repigmentação da pele por sua forte ação fotossensibilizante.

A Mamacadela é uma planta medicinal muito conhecida como mamica-de-cadela, marjejum ou algodãozinho, é típica no cerrado brasileiro. Utilizada no tratamento de perda da coloração da pele, promovendo a repigmentação da pele graças a sua ação fotossensibilizante.

Tratamentos para vitiligo
Existem várias opções de tratamento - cremes, medicamentos orais, laser - que visam estacionar a evolução da doença e repigmentar algumas áreas. Atualmente, com essas novas opções de tratamento, o resultado é muito satisfatório no sentido de controle da doença.

Tratamento para Vitiligo
Lesões pequenas de vitiligo podem ser tratadas com pomadas de uso tópico à base de corticoides. Devido aos efeitos colaterais deste tipo de medicamento, existem opções tópicas de imunomoduladores conhecidos como o pimecrolimus e o tacrolimus.

Everolimo FURP 0,5mg, caixa com 60 comprimidos (embalagem hospitalar)

O melhor ácido para tirar manchas da pele é o ácido retinóico em pomada, que fica ainda mais potente quando combinado com hidroquinona, que pode ser utilizado no tratamento de manchas de melasma e peeling.

Uma tentativa deve ser feita para reduzir a frequência de aplicação ou para utilizar a concentração menor, Tacrolimo 0,03% pomada, se as condições clínicas permitirem. Geralmente, uma melhora é verificada dentro de uma semana após o início do tratamento.

As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença. A doença é caracterizada por lesões cutâneas de hipopigmentação, ou seja, diminuição da cor, com manchas brancas de tamanho variável na pele.

O doutor em imunologia, Marcos Augusto Grigolin Grisotto está pesquisando, juntamente com sua equipe, para o auxílio da cura do vitiligo, a atividade fitoterápica da Euphorbia tirucalli Linneau, conhecida popularmente como avelós.

Um dos tratamentos mais indicados para a despigmentação da pele é o de fototerapia por LED. Através da aplicação de luz de comprimento de onda em 660nm (vermelho) ocorre a bioestimulação das células, com o objetivo de acelerar o processo de cicatrização das manchas e inflamações.

Para vitiligo pode ser usado o chá de cipó-de-São-João, sob a forma de banhos diários ou infusão alcoólica. Muitas espécies nativas podem ser cultivadas, não havendo necessidade de serem coletadas na natureza. São exemplo o jaborandi, a carqueja, a salsaparrilha e a espinheira santa.

Sabe-se, ela explica, que existem "gatilhos" que contribuem para o aparecimento das manchas, como estresse e traumas. — Traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam o vitiligo — diz ela.