Quem tem TOC pode ter esquizofrenia?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 11 votos

Segundo especialistas, é estimado que cerca de 12% dos pacientes com esquizofrenia apresentam diagnóstico em comorbidade com o TOC.

Muitas pessoas com TOC também têm outros transtornos de saúde mental. Aproximadamente 75% das pessoas com TOC também têm um diagnóstico vitalício de transtorno de ansiedade.

Algumas doenças psiquiátricas podem levar a quadros de surto psicótico, como esquizofrenia, transtorno bipolar, Alzheimer, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e distúrbios de personalidade.

Ou seja, a mente de uma pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo possui pensamentos obsessivos e intrusivos constantes, que podem ser seguidos ou não de hábitos compulsivos, a fim de aliviar a ansiedade gerada por esses pensamentos.

Preocupação excessiva com limpeza e higiene pessoal, dificuldade para pronunciar certas palavras, indecisão diante de situações corriqueiras por medo que uma escolha errada possa desencadear alguma desgraça, pensamentos agressivos relacionados com morte, acidentes ou doenças são exemplos de sintomas do transtorno ...

Além disso, o TOC é considerado pela OMS um dos 10 transtornos psicológicos mais incapacitantes do mundo, tornando a pessoa suscetível a depressão, distúrbios alimentares, fobia simples, fobia social, transtorno de pânico e ansiedade generalizada.

Os sintomas do TOC tendem a piorar em ocasiões de estresse.

“Mas mesmo assim o TOC é distinto de um transtorno delirante ou psicótico, pois os indivíduos com TOC têm obsessões e compulsões, e não outras características da esquizofrenia, como por exemplo, alucinações e delírios”.

Sem tratamento, TOC pode deixar paciente incapacitado
Quando não é tratado, tende a ocorrer um agravamento progressivo dos sintomas, provocando até a incapacitação do paciente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o TOC é um dos transtornos psiquiátricos mais incapacitantes”, explica a médica.

Acredita-se que esse distúrbio possa surgir como resultado da interação de fatores genéticos, cerebrais e ambientais. Algumas pessoas podem ter a tendência de desenvolvê-la com o passar dos anos, já outras, um evento estressante ou emocional pode desencadear um episódio psicótico.

Indivíduos com TOC não podem controlar seus pensamentos e comportamentos, mesmo quando esses são vistos como excessivos. Em média, podem gastar até uma hora por dia com esses pensamentos e comportamentos. Por conta deles, experimentam problemas significativos em sua vida diária.

O TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) é uma doença incapacitante que possibilita que o paciente incapacitado para o trabalho receba o benefício do auxílio-doença (auxílio por incapacidade temporária).

Fatores de risco
Esta reação pode, por algum motivo, desencadear os pensamentos intrusivos, rituais e aflição emocional característicos do TOC; Outros transtornos mentais – O TOC pode estar relacionado a outros transtornos mentais, como transtornos de ansiedade, depressão, abuso de substâncias ou transtornos de tiques.