Como subir o TGO?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 4 votos

Algumas situações podem causar aumento dos níveis de TGO de forma equivocada, como é o caso de exercícios físicos, ou hemólise da amostra coletada. Ainda, a utilização de reagentes com amônio (NH4) pode aumentar os níveis identificados no exame.

5 – A pratica de exercícios físicos extenuantes eleva em até três vezes a TGO; 6 – A pratica de exercícios aeróbicos de forma rotineira reduze em até 20% a TGP; 7 – A existência de dano muscular incrementa de modo significativo a TGO e moderadamente a TGP.

Primeiramente, saiba que TGO e TGP baixo não representam problema nenhum. Pode ser desde uma infecção de urina até o uso excessivo de álcool.

Resultados maiores que 55 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico, pois podem indicar doenças no fígado.

Como normalizar o TGP alto? A orientação dos nutricionistas é diminuir a ingestão de carboidrato, principalmente na forma de carboidrato simples, como o açúcar, os doces. É indicado também reduzir a ingestão de gordura, e reforçar a ingestão do cálcio encontrado no leite e derivados.

Medicamentos que alteram TGO e TGP
Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs): Medicamentos como ibuprofeno, naproxeno e diclofenaco podem, em alguns casos, causar elevação das enzimas hepáticas.

7 Alimentos Que Prejudicam A Saúde Do Fígado

  • Fast food. ...
  • Açúcar e sal. ...
  • Álcool. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Refrigerantes. ...
  • Alimentos enlatados. ...
  • Frutos-do-mar.

Interpretação clínica: Nas formas graves de hepatites virais podem ser encontrados níveis séricos de TGO de 1.000 a 3.000 UI/L e naquelas com lesões menos graves os níveis estão entre 500 e 1000 UI/L.

É uma enzima que é produzida por células do fígado. Em indivíduos saudáveis, os níveis de TGP no sangue são baixos. Quando o fígado está com problemas essas quantidades sobem. Porém, níveis mais altos que o normal dessas enzimas não indica, necessariamente, uma doença hepática estabelecida.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.