O que é o exame de gama GT?

Perguntado por: idias8 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 16 votos

Como o exame é usado? A dosagem da gama-glutamil transferase (GGT) pode ser usada para determinar a causa da elevação de doenças hepáticas. Tanto a ALP como a GGT estão aumentadas na doença biliar e em algumas doenças hepáticas, mas apenas a ALP se eleva na doença óssea.

Homem: até 85 U/L. Mulher: até 38 U/L.

O exame de GGT costuma ser feito com o objetivo de estudar a função do fígado do paciente para saber se há alguma alteração. Este exame não necessita de agendamento.

Por esse motivo, o exame de Gama GT pode ser utilizado como uma importante ferramenta para identificar o consumo excessivo de álcool. Valores acima de 100 U/L são considerados elevados e podem indicar problemas relacionados ao álcool, como a hepatite alcoólica, cirrose, esteatose hepática, entre outros.

Resultados menores que 34 U/L indicam que a TGO está na faixa normal. Resultados maiores que 34 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico, pois podem indicar doenças no fígado.

A elevação na GGT indica que algo está produzindo lesão no fígado, mas sem especificar a causa. Em geral, quanto maior a dosagem, maior é a lesão produzida. Níveis elevados podem ser provocados por doença hepática, mas há outras causas possíveis como insuficiência cardíaca congestiva e consumo de álcool.

Seu aumento pode indicar uma doença no fígado (aguda ou crônica). Pode estar aumentada com o uso de medicações e álcool. É um marcador mais sensível para lesões colestáticas (obstrução dos canais biliares) do que a fosfatase alcalina. A causa mais comum de aumento discreto de GGT é a esteatose (gordura) hepática.

É preciso fazer jejum de algumas horas, já que os níveis de GGT podem diminuir após refeições, e se abster de bebidas alcoólicas por 24 horas antes do exame. Os medicamentos utilizados devem ser informados, já que algumas substâncias, até mesmo suplementos alimentares podem alterar a Gama GT.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

Gama GT - R$11,00 - Labi Exames.

A elevação da fosfatase alcalina e da gama-GT indica um comprimetimento das vias biliares intra-hepáticas ou extra-hepáticas. Essas alterações no exame de sangue, mesmo que sejam discretas,indicam um comprometimento no fígado, motivo suficiente para procurar um hepatologista.

Para os exames triglicérides e gama glutamil transferase ( Gama GT ) é necessário pelo menos 72 horas sem ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica.

Também chamada de esteatose hepática, a gordura no fígado é uma condição médica em que o fígado se torna também um depósito de gordura, causando uma série de problemas no bom funcionamento desse órgão, chegando a resultar em complicações, como a cirrose e o câncer de fígado.

Dentre os medicamentos que podem causar aumento da GGT estão fenitoína, carbamazepina e barbitúricos, como o fenobarbital.