Como se chama a pessoa que tem medo do escuro?

Perguntado por: iguterres5 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 20 votos

São usados como sinônimo os termos “escotofobia” (medo da escuridão), “aclufobia” (medo da névoa) e “ligofobia (medo do crepúsculo). Os sintomas da nictofobia estão relacionados aos das outras fobias específicas, principalmente a sensação de pânico e ansiedade associada a determinada situação.

O medo do escuro é uma coisa extremamente normal e está na lista dos 10 mais comuns na humanidade. Ele, na verdade, não é causado pela ausência da luz, mas de que algum perigo possa aparecer sorrateiramente. E o mais curioso é que, apesar de ser ruim para quem o sente, ele tem, lá no fundo, uma boa causa.

O medo do escuro é denominado como nictofobia, do grego nyctus (noite ou escuridão) e phobos (medo profundo). Portanto, a nictofobia é medo exacerbado do escuro ou da noite. A fobia pode gerar o desenvolvimento de um quadro de depressão, de ansiedade ou de pânico.

Esses fatores aparecem porque a ansiedade impossibilita que o cérebro se desconecte durante a noite. Assim, ao tentar dormir, a mente fica em estado de alerta, focada nos medos e estresse. Essa condição impede que o organismo inicie as fases do sono ou as atrapalha.

thrihexafobia

Também conhecida como thrihexafobia, o medo extremo envolve o número 666. Tudo que esteja relacionado a esse número, direta ou indiretamente, causa uma apreensão difícil de controlar.

O medo do escuro pode afetar tanto crianças quanto adultos e, geralmente, está associado a acontecimentos da infância. Algo que pode ajudar a superar isto é reduzir a luminosidade de forma gradual, à noite. Se você costuma dormir com as luzes ligadas, desligue uma das luzes na primeira noite.

Já ouviu falar de 'folgerfobia'? Parece ser uma palavra real, mas a Internet está dividida sobre se isso significa entrar em pânico com a ideia de tomar café ou não tomar café.

Se o medo persistir, busque ajuda profissional
Esse medo pode estar ligado a coisas mais sérias como abusos e traumas. Portanto, não hesite em procurar um psicólogo! O medo do escuro é uma das fases da infância e, caso não esteja ligado a algo mais sério, é completamente normal.

Pesquisas anteriores também mostraram que, pelo fato de a escuridão do ambiente reduzir a acuidade visual das pessoas, os consumidores se sentem mais escondidos dos demais. A proposta anterior que explicaria o motivo de os consumidores fazerem escolhas mais prazerosas no escuro seria a sensação de anonimato.

Ter medo de dormir com a luz apagada pode estar associado a dificuldade ao ambiente diferente, um trauma, distúrbios do sono, etc. De qualquer maneira, está associado dentro da sua mente e não no externo.