Como se cura lá fobia?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 9 votos

Conversar com um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a controlar sua fobia específica. A terapia de exposição e a terapia cognitivo-comportamental são os tratamentos mais eficazes. A terapia de exposição se concentra em mudar sua resposta ao objeto ou situação que você teme.

As fobias são tratadas com uma combinação de terapia e medicamentos. Se você estiver interessado em encontrar tratamento para sua fobia, marque uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra, que são profissionais de saúde mental qualificados.

É recomendado que a pessoa procure ajuda de um psicólogo, para tentar entender melhor essa situação tanto de medo como de fobia, assim esse profissional irá ajudar a trabalhar essa questão e possivelmente fazer com que a pessoa enfrente aquilo que lhe causa desconforto.

Um certo nível de medo e de ansiedade é normal, racional e, às vezes, funciona até como fator de proteção. Porém, fobias são diferentes, pois fazem com que a pessoa acredite que há um perigo que não existe. Assim, quem tem esse transtorno compromete sua qualidade de vida nos aspectos pessoais, sociais e profissionais.

Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. Os sintomas, nesse caso, não se manifestam apenas durante um voo, podendo ser iniciado ainda quando a pessoa percebe a necessidade de voar para participar de algum evento social ou uma viagem de lazer.

Quais são as causas da fobia? As causa da fobia normalmente são desconhecidas, mas estudos comprovam que algumas estão relacionadas com: fatores genéticos ou histórico familiar; experiências que podem ser traumáticas (histórico de vida do paciente).

Olá, sugiro você procurar um psicólogo com abordagem de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), é a mais indicada para casos de fobias.

“O medo ativa um estado na nossa mente que é um estado de alerta em que nós passamos a prestar mais atenção nas coisas que estão à nossa volta, nos permitindo ter respostas rápidas. Ele também, dependendo da intensidade, vai ativar reações no nosso corpo.

A diferença entre medo e fobia está, principalmente, na intensidade em que as emoções expressam-se. A fobia destaca-se por ser um medo desproporcional e irracional. O medo é uma emoção comum e está relacionado diretamente com nossa sobrevivência. Medo e fobia são situações distintas que não podem ser confundidas.

A fobia é um tipo de transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo irracional de uma situação, atividade, lugar, objeto ou animal, mesmo que isso não represente qualquer perigo. Ou seja, a ansiedade que uma pessoa fóbica sente é desproporcional à circunstância em si.

Os 6 medos básicos da humanidade

  1. Medo da pobreza. De acordo com Hill, o medo da pobreza nasce da tendência que o ser humano tem de dominar economicamente os seus semelhantes. ...
  2. Medo da velhice. ...
  3. Medo da crítica. ...
  4. Medo de perder o amor de alguém. ...
  5. Medo da doença. ...
  6. Medo da morte.

Claustrofobia

Claustrofobia
Essa talvez seja a fobia mais conhecida pela população. Ambientes fechados é o principal medo do claustrofóbico. Voar de avião e até entrar em um elevador é uma tarefa quase impossível.

Entre as técnicas da TCC consideradas mais eficazes no tratamento das fobias específicas na infância, está a dessensibilização sistemática, feita através da exposição gradual. Nesse caso, o terapeuta coloca a criança frente à situação ou ao objeto que lhe causa medo.

1 medo, temor, pavor, horror, terror, pânico, amedrontamento, apavoramento, susto, arreceio.