Qual a importância de uma boa relação?

Perguntado por: eperes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 9 votos

Por isso, ter relações interpessoais saudáveis é fundamental para a construção de conexões positivas, para a saúde emocional e para experimentarmos um ambiente equilibrado e de respeito. É também vital para nossa qualidade de vida, para crescermos como seres humanos e nos desenvolvermos individual e coletivamente.

Afinal, ninguém gosta de ter por perto pessoas que não se prontificam a ajudar. Ser receptivo às relações interpessoais é um caminho para manter os canais de comunicação abertos e tornar-se uma pessoa influente, possibilitando o crescimento na carreira.

Um bom relacionamento se desenvolve quando há confiança, empatia, respeito e harmonia entre as pessoas envolvidas. É comum o termo “relacionamento” remeter para a relação amorosa entre um casal quando se usa a palavra isolada. Por exemplo: “O meu relacionamento não vai bem”.

Os principais benefícios do bom relacionamento no trabalho
Todo profissional consegue trabalhar mais concentrado quando se sente confortável na empresa e tem uma convivência saudável com seus colegas de trabalho. Tudo isso reflete em mais produtividade e bons resultados.

Como Construir Relações Positivas

  1. Ser responsável. Ser responsável significa conhecer que tipo de pessoa quer ser nos seus relacionamentos. ...
  2. Estilos de pensamento positivo. ...
  3. Ouvir um ao outro. ...
  4. Manifeste o seu apreço. ...
  5. Lidar com as dificuldades. ...
  6. Arranje tempo para o seu relacionamento.

Respeito
Esta é a base principal de um relacionamento. Sem respeito, não existe amor, já que somente através do respeito podemos chegar a amar o outro. Respeito às opiniões, respeito ao jeito de ser, respeito às vontades. Respeite TUDO no outro.

- Diálogo: Esse é o pilar fundamental de qualquer tipo de relação. Sem diálogo, o relacionamento fica difícil, pois as pessoas não se entendem, não compartilham pontos de vista, não solucionam conflitos e etc.

Basicamente, é possível dizer que um relacionamento saudável é baseado no respeito, carinho, atenção, cumplicidade, confiança e autonomia. Ou seja, promove o bem-estar para ambas as partes envolvidas e, além disso, estimula a capacidade de amar e ser amado.

De forma simplificada, podemos definir um relacionamento saudável como aquele que dá igualdade de oportunidades aos envolvidos e que harmoniza o ambiente. É aquele tipo de relação em que há respeito, autonomia, carinho, atenção e liberdade em doses equilibradas.

O diálogo e a maneira de demonstrar amor entre casais ajuda a deixar mais evidente a natureza de cada pessoa, os seus gostos, o seu entendimento sobre as coisas, fortalecendo inclusive, a tolerância na aceitação do outro.

Quais os pilares do relacionamento interpessoal? Podemos citar várias características como essenciais para um bom relacionamento interpessoal. Algumas delas são: autoconhecimento, adequação ao ambiente, comunicação assertiva, empatia, ética, gentileza, respeito, saber ouvir e fazer críticas e reconhecer erros.

As relações pessoais fazem parte do ser humano desde o início da humanidade. São trocas de experiências e convívios que nos ajudam a desenvolver sentimentos como a alegria, a decepção, as expectativas, entre outros. E existe uma importância das relações pessoais para a saúde, sobretudo sobre a saúde mental.

Expressão que descreve o tipo de sentimento, afetividade, consciência, autoestima e tratamento que damos a nós mesmos.

A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES PESSOAIS E SOCIAIS
É a relação do indivíduo com a sociedade, inaugurando outros mundos, criando narrativas coletivas e assim tornando esses mundos reais.

Construir um relacionamento forte exige tempo, paciência e disponibilidade para entender o ponto de vista do outro, abrindo espaço na sua vida para acomodá-lo. Por isso, a recompensa dessa dedicação é uma relação com alguém que você ama, se diverte e sempre consegue contar.